logo RCN
O TEMPO jornal de fato

VOLTANDO NO TEMPO - DIA DO FOLCLORE

Antonio Carlos “Bolinha” Pereira, Joaçabense

A Cultura é o processo de conhecimento das artes, dos costumes e das civilizações e diz respeito a estilo de vida, modo de viver e pertencer a uma determinada coletividade. A celebração do Dia do Folclore em 22 de agosto visa valorizar e preservar a riqueza cultural de um povo. É uma oportunidade para conhecer e divulgar as tradições, costumes e manifestações populares, promovendo a identidade cultural e o respeito às diferenças.

O termo original “folk-lore”, ou “saber vulgar”, foi proposto em 1846, na Inglaterra, e visava coletar “antiguidades populares”, preservar os testemunhos da sabedoria anônima das antigas gerações: contos, mitos, lendas, baladas, canções, superstições, representações e festas religiosas e sociais, enfim, os usos e costumes remanescentes de eras remotas. A soma de dados colhidos por viajantes e naturalistas, em todos os quadrantes do mundo, a partir dos descobrimentos marítimos, foi decisiva para sua difusão.

Sua permanência ao longo dos tempos decorreu do fato de ser algo tradicional e popular, que se transmite de pessoa para pessoa, com predominância da oralidade. Mas é também uma fonte de renda, pois a maioria dos artistas populares exerce sua arte nas horas vagas, como atividade suplementar. Muitos tomaram gosto por ela de maneira lúdica, ainda na infância, e assim reforçam o orçamento familiar.

A música folclórica teve uma rápida evolução e divulgação na segunda metade do século passado, sendo associada à música de protesto com cunho político. Em uma época associada a grandes mudanças musicais, políticas, de estilo de vida e de contracultura jamais vistas, o cantor e compositor norte-americano Bob Dylan introduziu a guitarra elétrica na folk music no início da década de 1960, influenciando a criação do folk rock e do country rock.

Entre nós o termo está mais ligado à música caipira ou sertaneja, com destaque para os cantadores nordestinos e os trovadores gaúchos. O folclore do Brasil está entre os mais ricos do mundo todo, pois as enormes desigualdades de desenvolvimento nas diversas regiões provocaram a conservação dos elementos originais, com marcante influência portuguesa, indígena e africana.

Nesse dia costumamos relembrar os elementos mais importantes da cultura popular brasileira tais como as danças, os ritmos, as festas e os personagens do nosso folclore. Nas danças e ritmos podem ser citados o frevo, o maracatu, o baião, o forró, a catira. E a festa junina talvez seja a principal festa popular do Brasil.

Entre os personagens estão inseridas as lendas tradicionais de nosso país. As principais lendas são a do saci e a do curupira, outros personagens importantes do nosso folclore são a Iara, o boto cor-de-rosa, a mula sem cabeça, o boitatá, o negrinho do pastoreio.

Muitos escritores extraem do folclore a base de sua obra. É o caso, no Brasil, do paraibano Ariano Suassuna e do paulista Monteiro Lobato, por exemplo. Entre os folcloristas brasileiros, os mais notáveis são Mário de Andrade e Luís da Câmara Cascudo, que realizou o Dicionário do Folclore Brasileiro, obra de referência responsável por manter viva a cultura popular das várias regiões do Brasil.

No início do século passado o compositor Heitor Villa Lobos percorreu o Oeste, o Nordeste, o Sul e a Amazônia, recolhendo na bagagem composições inspiradas na paisagem brasileira. Participou da Semana de Arte Moderna em 1922 e, no ano seguinte, fez sua primeira viagem à Europa. Sua música fala da maneira de ser do brasileiro, com ritmos marcados e gingados, harmonias coloridas e melodias fortemente delineadas, resgatando o sentimento de um povo miscigenado e generoso. Em suas composições encontramos influência folclórica direta nas danças africanas, cirandas, serestas e nas lendas do caboclo e do Saci Pererê. Mas ele também mostra seu lado erudito, na influência musical de Bach, em temas justamente denominados “Bachianas”.

O assunto nunca se esgota, pesquisadores podem se valer do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, a única instituição pública federal que desenvolve e executa programas e projetos de estudo, pesquisa, documentação, difusão e apoio a expressões dos saberes e fazeres do povo brasileiro, com um acervo composto por mais de 12 mil objetos, 130 mil documentos bibliográficos e 70 mil documentos audiovisuais, que estão no conjunto arquitetônico do Catete, no Rio de Janeiro.

E FICA A DICA: Para celebrar o Dia do Folclore atividades educativas e culturais podem ser realizadas nas escolas e comunidades:

  • Apresentar danças típicas;
  • Cantar músicas tradicionais;
  • Compartilhar provérbios e ditados populares;
  • Contar lendas folclóricas;
  • Expor objetos e artesanatos relacionados ao tema;
  • Organizar eventos com apresentações de peças teatrais, músicas e danças, oficinas de produção de máscaras, instrumentos musicais e outros elementos do folclore;

Realizar atividades artísticas, desenhos e pinturas de personagens folclóricos, além de palestras e debates sobre a importância do folclore.

O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2

https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL

https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys

https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w  


Executivo recebe visita da Associação dos Pais e Amigos do Voleibol de Concórdia - APAV Anterior

Executivo recebe visita da Associação dos Pais e Amigos do Voleibol de Concórdia - APAV

Marcelo Mendes é o novo procurador-geral do Estado de Santa Catarina Próximo

Marcelo Mendes é o novo procurador-geral do Estado de Santa Catarina

Deixe seu comentário