Defesa Civil entrega kits do programa “Defesa Civil na Escola” em Campos Novos |
Ao adentrar o espaço do Galpão “Caipora Viu”, é fácil perceber a presença de artigos religiosos em exposição. São imagens sacras, instrumentos litúrgicos e outros objetos que marcaram a espiritualidade de diversas tradições religiosas presentes na sociedade camponovense.
Essa cristandade da população se reflete inclusive na nomenclatura de bairros da cidade, bem como em igrejas e agremiações religiosas locais.
Benito Zandoná, idealizador do galpão, destaca que os objetos ligados à religiosidade são frutos de doações de famílias ou aquisições pessoais. Católico, Benito se emociona ao recordar a história da romaria para Aparecida, iniciada no final da década de 1970 em Campos Novos.
“Na época, a gente colocava bota de borracha para fazer o trajeto em estrada de chão”, relata.
Todos os anos, o município de Campos Novos se mobiliza para a tradicional Romaria em honra a Nossa Senhora Aparecida, uma das maiores expressões de fé da região. Nesse contexto, o Galpão “Caipora Viu” se torna ainda mais simbólico, reunindo em seu acervo elementos que dialogam com essa devoção popular, reafirmando o vínculo entre a fé que move a romaria e a preservação das memórias religiosas que compõem o espaço cultural.
O acervo cultural preservado inclui fotografias, hóstiafero, órgão de tubos (piano) e diversas imagens de santidades, entre elas a figura mística de São João Maria. Esses itens estão em processo de catalogação e digitalização, integrando o projeto de preservação do Galpão “Caipora Viu”, com apoio financeiro da CELESC Distribuição S.A., por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com coordenação do Instituto Humaniza.
Fonte: ASCOM Instituto Humaniza
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2
https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL
https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys
https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w

Deixe seu comentário