logo RCN

SOPELSA PREOCUPADO COM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO EM SC

O deputado estadual Moacir Sopelsa, em entrevista na Assembléia Legislativa.

O deputado estadual Moacir Sopelsa, em entrevista na Assembléia Legislativa, falou sobre as necessidades de adequação do Bioma ?Mata Atlântica? - aprovado dia 22 de dezembro de 2006 (Lei 11.428) - para a realidade ambiental de Santa Catarina.

Segundo Sopelsa, o assunto é de especial interesse ao Estado catarinense, pois traz em seu bojo sérias restrições para as atividades de caráter econômico, como agricultura, pecuária, silvicultura, fruticultura, entre outras, e que levará SC a enfrentar problemas de exclusão social, atingindo mais de 42 mil famílias rurais, que ficarão fora do processo produtivo.

Quando foi Secretário da Agricultura de SC, Moacir Sopelsa apresentou em parceira com setores produtivos da agropecuária, indústrias, comércio e serviços, proposta de agenda ambiental para o setor produtivo do Estado. ?Com a agenda ambiental, a idéia é não permitir que 31.864 famílias rurais tenham que deixar suas propriedades, engrossando as estatísticas de bolões de pobreza, miséria e violência nos centros urbanos?, salienta.

Outra questão levantada por Sopelsa é a preocupação com o desalojamento de milhares de famílias de agricultores, por conta de 21 áreas que estão em estudo para demarcação de novas reservas indígenas e também das questões quilombolas. ?Não podemos simplesmente retirar famílias que estão há mais de cem anos em suas terras, em áreas que compraram e desenvolveram com muito suor?, afirma.

 

Anterior

CURSO TÉCNICO DE ALIMENTOS INICIA AULAS NO SENAI CAPINZAL

Próximo

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE ZORTÉA

Deixe seu comentário