logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Energia renovável: BRF reduz emissões de carbono com uso de biomassa

Somente em 2023, a companhia investiu R$ 8,4 milhões em projetos voltados para otimizar o aproveitamento energético em suas operações

A BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo e detentora das marcas Sadia, Perdigão e Qualy,já conta com 90% de sua matriz energética composta por fontes renováveis. Entre elas, a biomassa se destaca como uma das principais contribuições, sendo obtida a partir de reflorestamento de Eucalyptus. É utilizada principalmente para a geração de vapor nos processos produtivos, o que ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

A BRF possui cerca de 27 mil hectares de ativos florestais destinados à produção de biomassa, distribuídos por oito estados brasileiros e mais de 190 fazendas. 95% dessas fazendas são próprias ou arrendadas. Espécies do gênero Eucalyptus ocupam 96% dessas áreas, com pequenas parcelas destinadas a Pinus (1,1%) e outras espécies, como araucária, bambu e mimosa (0,5%).

"Estamos comprometidos em utilizar fontes de energia renováveis e reduzir ao máximo nosso impacto ambiental, sempre buscando inovação e eficiência na produção de alimentos", afirma Cicero Suzin, diretor de engenharia e meio ambiente da BRF. Somente em 2023, a empresa investiu R$ 8,4 milhões em projetos voltados para otimizar o aproveitamento energético em suas operações. 

Sustentabilidade: O uso de energia renovável faz parte do pilar de mudanças climáticas da plataforma de sustentabilidade da BRF, que inclui também agronegócio de baixo carbono, eficiência operacional e a compra sustentável de grãos que são utilizados na produção de ração. A BRF encerrou o ciclo de 2023 com redução de 21% nas emissões totais atreladas aos Escopos 1 e 2 quando comparado com a baseline 2019, motivada majoritariamente pela priorização do consumo de energia renovável. A companhia tem o objetivo de ser contar com 50% de energia de fontes limpas até 2030. 

Sobre a BRF        

A BRF está presente em 127 países e seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos para pessoas em todo o mundo por meio da gestão sustentável de sua cadeia, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de Segurança, Qualidade e Integridade. Com agilidade, simplicidade e eficiência, a empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores e 300 mil clientes no mundo, e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade. 

Prefeita em exercício de Capinzal acompanha os trabalhos de revitalização da Área de Lazer Anterior

Prefeita em exercício de Capinzal acompanha os trabalhos de revitalização da Área de Lazer

Consórcio Machadinho participa da formatura do PROA Próximo

Consórcio Machadinho participa da formatura do PROA

Deixe seu comentário