Prof. Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa - Unipampa
É comum ouvirmos que a corrupção é o grande problema brasileiro, posteriormente vem a violência, criminalidade, mas parece que ninguém toca no problema chave. Quem toca nesse problema já é rotulado como esquerdista ou comunista, ou seja, não se pode falar da grande causa dos problemas, apenas das consequencias e aí surgem campanhas pela paz, contra a corrupção, campanha de doação de alimentos. Aí é lindo, todo mundo elogia, todo mundo apoia. Porém, se tocar no assunto da concentração de renda, você receberá críticas.
E ainda para desviar desse assunto, diariamente as redes sociais exercem um papel de lavagem cerebral com frases motivacionais para as pessoas não refletirem e não enxergarem os problemas de forma mais profunda. A vida exige que você acorde no susto do despertador, saia correndo pra trabalhar, leve seus filhos na escola, volte para casa, ou vá direto para o segundo emprego da noite e caia desmaiado na cama para dormir umas quatro ou cinco horas.
E nesse contexto você acaba se alimentando de superficialidade, de noticias e mensagens de redes sociais que te deixam imobilizado, com a reflexão congelada. Nas redes socais você nunca refletirá sobre dados alarmantes como estes a seguir.
De acordo com o Relatório da Oxfam Brasil, intitulado: “Desigualdade S.A. – Como o poder corporativo divide nosso mundo e a necessidade de uma nova era de ação pública”, a riqueza dos cinco homens mais ricos do mundo aumentou 114% desde 2020, enquanto que a de 5 bilhões de pessoas diminuiu no mesmo período. Nos próximos 10 anos o mundo poderá ter seu primeiro trilionário, mas levará quase 230 anos para acabar com a pobreza. 4 dos 5 bilionários brasileiros mais ricos aumentaram em 51% sua riqueza desde 2020; ao mesmo tempo, 129 milhões de brasileiros ficaram mais pobres.
Outro dado refere-se à questão étnico-racial: No Brasil, em média, o rendimento das pessoas brancas é mais de 70% superior à renda de pessoas negras. O Relatório revela que Jeff Bezos é um dos homens mais ricos do mundo. Sua fortuna de 167,4 bilhões de dólares aumentou em 32,7 bilhões desde 2020.1 Bezos foi ao espaço por 5,5 bilhões de dólares e agradeceu aos trabalhadores da Amazon por tornarem isso possível.2 E um dado muito interessante é que a empresa tem um histórico de ações para impedir a sindicalização dos trabalhadores.
Veja que há uma espécie de ditadura e lavagem cerebral que envolve mensagens midiáticas e ações de grandes milionários na tentativa de desmobilizar as pessoas e tapar os olhos para o problema da desiguldade. Enquanto isso as pessoas compram milhares de livros e cursos de auto ajuda para tentarem sobreviver neste mundo injusto.
Fonte do relatório da Oxfam: https://www.oxfam.org.br/forum-economico-de-davos/desigualdade-s-a/
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2
https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL
https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys
https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w
Deixe seu comentário