EQUIPE DA SECRETARIA DE TURISMO LEVA A MAGIA DA PÁSCOA ÀS ESCOLAS |
INTRODUÇÃO À ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL

Prof. Dr. Adelcio Machado dos Santos Jornalista (MT/SC 4155)
Em primeiro lugar, a Economia Política Internacional (EPI) se configura em área de estudo interdisciplinar que examina as interações entre economia e política no cenário global.
Ela, outrossim, analisa como os Estados, organizações internacionais, empresas e outros atores influenciam e são influenciados pelas dinâmicas econômicas e políticas no âmbito internacional. A EPI se concentra na relação entre poder e riqueza, investigando como fatores políticos moldam a economia mundial e vice-versa.
O desenvolvimento da EPI remonta às teorias clássicas do comércio e da política econômica, formuladas por pensadores como Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx.
No entanto, a disciplina moderna emergiu no século XX, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, quando a globalização, a interdependência econômica e o papel das instituições internacionais passaram a ser elementos centrais das relações internacionais.
Destarte, três principais abordagens teóricas dominam a Economia Política Internacional: o liberalismo, o mercantilismo e o marxismo. O liberalismo enfatiza os benefícios do livre mercado e da cooperação econômica global, destacando o papel das instituições internacionais na promoção do comércio e do desenvolvimento.
O mercantilismo, por outro lado, vê a economia global como uma arena de competição entre Estados, nos quais a busca pelo poder econômico se traduz em influência política. Já o marxismo critica as desigualdades do sistema capitalista e analisa como a economia global favorece determinadas classes e países em detrimento de outros.
Destarte, o âmbito da EPI abrange temas como comércio internacional, finanças globais, desenvolvimento econômico, globalização, governança econômica e crises financeiras. Com a crescente interconectividade do mundo, a disciplina se tornou fundamental para compreender fenômenos como guerras comerciais, o impacto das multinacionais, a ascensão de novas potências econômicas e as transformações tecnológicas que moldam a economia global.
Em epítome, a importância da Economia Política Internacional se reflete na formulação de políticas públicas e estratégias empresariais, pois permite uma compreensão mais ampla das oportunidades e desafios que surgem no ambiente econômico global.
Por final, à luz dessa abordagem é possível analisar criticamente as relações de poder e as dinâmicas econômicas que influenciam a prosperidade e a estabilidade mundial.
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2
https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL
https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys
https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w
Deixe seu comentário