Altair Silva busca estratégia inspirada em Uberlândia para expandir o agronegócio em SC |
Titon alerta aobre prejuizos com a estiagem
Florianópolis, 24 de fevereiro de 2005
Preocupado com os prejuízos causados pela estiagem nas regiões oeste e meio-oeste, o deputado Romildo Titon (PMDB) apresentou aos demais parlamentares dados que mostram a gravidade da situação enfrentada pelos agricultores. Só em Campos Novos, município considerado o Celeiro Catarinense, um estudo realizado entre as cooperativas mostra que a situação é desesperadora.
A safra de milho, principal cultura do município, deve sofrer um prejuízo estimado em 40% sobre os 2 milhões de sacas que eram esperadas. A produção de soja será prejudicada em 42%, mas a safra mais castigada deverá ser a de feijão. Estima-se uma perda de 62% na produção do grão. Das 240 mil sacas
esperadas, apenas 67 mil poderão ser colhidas. Mas não são apenas os produtores de grãos que sofrem com a estiagem. A suinocultura, avicultura e a produção de leite também contabilizam grandes perdas. Em alguns municípios 50 % dos aviários já foram fechados.
Em relato escrito, entregue ao Governador, Titon expôs o problema e sugeriu algumas iniciativas que poderão amenizar os prejuízos tanto para a economia do Estado, quanto para o bolso do produtor. Entre as sugestões do parlamentar estão a aquisição de caminhões pipa para o abastecimento dos municípios atingidos, a liberação de máquinas perfuratrizes e que sejam colocadas à disposição das prefeituras, máquinas para a abertura de bebedouros. \"se nós não tomarmos uma providência e esta estiagem perdurar, o desastre será ainda maior\" alertou.
Deixe seu comentário