logo RCN

Poder Legislativo

  • Jornalista/Aldo Azevedo. -

Delegado Regional de Joaçaba fala na Câmara de Vereadores de Capinzal sobre segurança pública e estatísticas

A liberdade de imprensa é espécie do gênero liberdade de expressão e está afeta ao direito fundamental de informação, portanto, a Reportagem de O TEMPO - um jornal de fato há 27 anos vem registrando as reuniões do Poder Legislativo de Capinzal, consequentemente, fizemos a cobertura também da sessão plenária ordinária realizada na terça-feira, 13 de Setembro, na Câmara Municipal de Vereadores Prefeito Irineu José Maestri e no plenário Edgar Lancini, presidida por Enio José Paggi (DEM).

Aprovada e assinada a Ata nº 2.877, de 2016, referente à Sessão Plenária do dia 06/09/2016. Leitura do Edital nº 04 de 8 de setembro de 2016, que dispõe sobre a audiência pública das Metas Fiscais 2º quadrimestre do exercício de 2016. Leitura dos ofícios expedidos e recebidos.

EXPEDIENTE dos Vereadores / INDICAÇÕES ao Poder Executivo:

- Valdelir Francisco de Souza (Jegue / PMDB): Solicitou a restauração asfáltica das ruas do Loteamento Novo Horizonte, abertura de bueiro ao final da Rua Carmelo Zocoli e recuperação do asfalto; abertura de uma galeria para escoamento das águas que beneficiará o Loteamento Santa Maria, Maximiliano Toaldo e Projeto Nova Capinzal. 

- Cimara Moreira Baú (PMDB): Que seja feita a manutenção da boca de lobo na Rua Amélio Gasparetto - Loteamento MR; instalação de lixeiras, bem como o conserto das já existentes, ao longo da Rua Leonardo Spadini, a troca de lâmpada queimada no poste localizado no Cruzamento das Ruas Dr. Vilson Bordin e Cosemino Epifani, próximo a E.E.B Mater Dolorum.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO: Valdelir / Jegue solicitou informações acerca do transporte disponibilizado aos alunos do Projeto CECON.

A PALAVRA LIVRE se resumiu na questão da Segurança Pública, levando em conta a presença inesperada dos polícias civis e militares, já que há muito tempo os Vereadores vem pedindo maior número de efetivos, viaturas, monitoramento do trânsito por câmeras (a qual foi implantada, porém, precisa de manutenção e conservação das mesmas, ainda ampliar o número destas), que Capinzal volte a ter um delegado, no entanto, titular (lotado na Comarca e não em outro município), ainda novas dependências para o funcionamento do Pelotão PM, se transferindo para o que seria o prédio do terminal rodoviário intermunicipal, o qual deveria ser adequado para tanto.

Um agradecimento especial foi lido em nome de todos os Vereadores, assim descrito:

Ao delegado Regional da Polícia Civil de Joaçaba, Daniel Sá Fortes Régise para o delegado da Polícia Civil (responde interinamente pela Delegacia de Capinzal), Deivid Tranche Lima - da Delegacia de Herval d'Oeste...

A Casa Legislativa agradece de forma especial aos delegados da Polícia Civil (Drs. Daniel e Deivid) pelo trabalho que estão desenvolvendo no município de Capinzal. Sabemos do empenho, do esforço e da dedicação que vocês estão prestando à cidade de Capinzal, mesmo diante das dificuldades com falta de estrutura e de policiais efetivos, mas junto com a Polícia Militar buscam impedir a propagação de crimes na região, isso mostra coragem e determinação.

É importante lembrar que a reunião popular que vocês participaram no mês de Julho aqui na sede do Corpo de Bombeiros, foi de grande importância: a população pode ouvir os segmentos policiais, a promotora, a imprensa e a opinião de todos os presentes. A reunião teve uma pauta verdadeiramente democrática, onde todos puderam esclarecer suas dúvidas. E vocês Delegados, com paciência e seriedade atenderam a todos sem distinção, respondendo com a atenção.

Queremos parabenizar vocês pelas operações que estão colocando em prática, portanto, parabéns pelo empenho em combater o crime organizado e priorizar a segurança da nossa gente.

Acompanhamos a solução de outros casos que vocês trabalharam e tiveram êxito, e também acompanhamos a operação "Choque de Ordem", que foi um projeto audacioso e de coragem, e que deu certo. É preciso ousar e enfrentar tudo, mesmo com dificuldades.

Obrigado ao delegado Regional (Daniel) por estar tentando solucionar o problema da falta de Delegado Titular da nossa Delegacia de Polícia. E obrigado ao delegado Deivid que é titular na Delegacia de Herval d'Oeste e está respondendo pela nossa Delegacia de Capinzal.

Saibam que críticas sempre virão, mas o mais importante é sabermos valorizar os profissionais comprometidos e responsáveis que tentam de todas as formas ajudar a população.

TRIBULA POPULAR -  Delegado Regional da Polícia Civil de Joaçaba, Daniel Sá Fortes Régis agradeceu o reconhecimento e valorização, sendo que o mesmo estava acompanhado do delegado da Polícia Civil (responde interinamente pela Delegacia de Capinzal), Deivid Tranche Lima - da Delegacia de Herval d'Oeste; comandante da Polícia Militar de Capinzal, tenente Cleverson Garcez; sargento Valdecir Casagrande (de Capinzal), do ex-delegado de Capinzal - que está em Canoinhas: André Luis Cembranelli Barbeta; outros mais.

Dr. Daniel começou falando quando fez a academia em Goiás, onde iniciou sua carreira como policial civil (Delegado), depois passou a prestar serviços na cidade vizinha, Formosa, então contou o momento de prática e teoria na profissão quanto ao ambiente e condições iniciando na profissão.

A pendência é grande de efetivo, o que dificulta levantar os dados estatísticos no combate à criminalidade, apesar de ser importante viatura, colete, arma, câmera, mas nada disto funciona se não tem um quadro funcional condizente para tanto. A polícia envelheceu e falta efetivo, não sendo por culpa desse Governo, é um histórico de governos passados. Esse Governo contratou e contratou bastante, tanto para a Polícia Civil quanto para a Militar, inclusive Dr. Daniel passou num concurso e está na função em Joaçaba.

O Delegado vê Capinzal como um exemplo a ser seguido em termos de mobilização, sendo que dos 15 municípios sob a jurisdição de Joaçaba nenhum briga tanto quanto os capinzalenses através da Prefeitura querendo resultado: efetivo, Delegado Titular e outros mais. Espera até o final desde ano resolver a titularidade da Delegacia de Capinzal, podendo ser a volta do Dr. André Luis Cembranelli Barbeta, porém, está na tentativa.

Dr. Daniel tem planos para Capinzal, sendo um sonho de montar o melhor setor de investigação das quatro Comarcas, para tanto, fez o convite para dois policiais civis que trabalharam com ele, sendo que trocaria dois novos pelos formados e já experientes, o que significa um reforço dando bons resultados nos trabalhos a serem executados.    

Segundo Dr. Daniel não tem sido fácil fazer segurança pública, sendo uma tarefa extremamente difícil, podendo se dizer que o policial não tem só uma promissão, e sim, uma missão cheia de responsabilidade, ainda falou sobre a prisão da quadrilha que assalto o supermercado e a farmácia nas cidades coirmãs, Capinzal e Ouro. Tem ainda trabalho em curso, pois foram estipuladas metas desde 2015 para todos os setores de investigação, sendo que a Delegacia de Capinzal este ano com base em dados, consequentemente, a meta são 21 mandados de prisão, busca e apreensão no município. Até a data de 13 de Setembro foi cumprida 39 prisões, quase o dobro da meta estabelecida para o ano inteiro e 18 mandados de busca.

A Polícia tem feito um esforço bastante grande para trazer aos indivíduos a responsabilidade criminal e também a sensação de segurança, para tanto, existe uma parceria com a Polícia Militar em nível regional para que a comunidade efetivamente sinta a presença da polícia na rua. Capinzal sofre, infelizmente com uma presença maior do poder público, e sim, é uma responsabilidade de todos numa sociedade.

Quanto ao tráfico de droga em Capinzal e região, precisa de grande ação repressiva e deve ser preso bastante traficantes até o final deste ano, os quais usam crianças e adolescentes para tanto. Conclui o Delegado que não é por falta de efetivo que deixaram de cumprir o papel da polícia, até abrindo mão de certas horas de folga de direito, para proporcionar a sociedade essa sensação de segurança, pois estão para receber mais policiais e Delegado Titular, isto ainda em 2016. Espera Dr. Daniel, a próxima vez que usar da Tribuna trazer os dados estatísticos que demonstrem um incremento do trabalho e diminuição de criminalidade na região.     

ATENÇÃO: Também deveriam aproveitar o momento da segurança pública, porém, na questão do desaparecimento do jovem de 26 anos, desde do último dia 15 de Janeiro, sendo ele Argemir Pelentir da Cruz, popular Bocão. Segundo informações, quando saiu de casa trajava bermuda jeans, camiseta branca e chinelo, sendo que no dia seguinte, sábado, dia 16, familiares encontraram a camiseta sobre a Ponte Irineu Bornhausen. Conforme meios de comunicação João Pedro da Cruz, pai de Argemir, esteve na Delegacia de Polícia da Comarca de Capinzal na segunda-feira, dia 18, onde registrou um boletim de ocorrência. Não pode há tanto tempo ter desaparecido e não se sabe de nenhuma ação quanto ao caso, pois já se passaram 08 meses e absolutamente nada.    

 

 

 

 

 

Política: Eleições 2016 Anterior

Política: Eleições 2016

Voto a favor da cassação Próximo

Voto a favor da cassação

Deixe seu comentário