logo RCN
O TEMPO jornal de fato

A VERDADEIRA DEMOCRACIA!

Professor Me. Ciro José Toaldo

      A cada dia que passa aproxima-se o importante pleito eleitoral de 06 de outubro. Infelizmente muitos banalizam a política, vendo vantagens pessoais que são relacionadas ao mísero dinheiro! Triste e vergonhosa essa constatação, mas, lamento afirmar ser a realidade nua e crua presente nos bastidores do poder deste repugnante país!

     Repugnante? Sim, pois não há como ser conivente quando existe compra ou venda de voto, sabendo ser algo ilegal e sairá caro aos cofres públicos! Quem gasta fortuna para ser eleito, terá preocupação em ressarcir seu bolso, tirando vantagens de seu cargo público.

     E, pergunto ao leitor/eleitor, como um município poderá prosperar tendo uma administração de quem obteve vitória comprada ou manipulada? Temos atravessado na goela a última eleição presidencial! Como entender que um presidente eleito, dito pelo voto popular, não possa sair à rua para ‘enfrentar o povo’ e, quem saiu como derrotado é aclamado como eleito por onde passa? E, metade do mandato foi pelo ralo, tendo a enganação e a falcatrua como caraterísticas de governo!

     Haveremos ainda por passar por muitos esquemas de corrupção! Poderemos ter ‘impeachments’, prisões vergonhas e quiçá a volta da ‘Lava Jato’, para passar o Brasil a limpo! Quem sabe! Tudo poderia ser fácil, caso houvesse compreensão da verdadeira democracia para a correta escolha dos representantes do povo. Por exemplo, qual seria o maior desejo de um cubano ou venezuelano em relação à democracia? Com certeza seria a oportunidade de escolher com liberdade seu representante. Entretanto, a ditadura vigente nestes países, tira essa possibilidade de seu povo!

      No Brasil, a justiça eleitoral tenta fazer sua parte e busca inibir a politicagem entre eleitor e candidato, contudo, sem conscientização, ainda persiste a sombra e efeitos dos coronéis e enganadores que continuam tapeando pobres criaturas no fascínio e fatídico ‘voto de cabresto’ que gera a avassaladora ‘corrupção’, presente maioria das instâncias de poder da nação!

     O Juiz Eleitoral da Comarca de Naviraí - MS abordou sobre barganhas feitas pela população aos candidatos e, estes, sem hesitar, entram nesta com profundidade nesta imbecilidade!

     Assim sendo, devemos lembrar: quem vende seu voto, ou pega algo em troca, contribui para o atraso de seu munícipio. Quem ajuda colocar corrupto no poder, entrega o poder de sua cidade aos picaretas que somente buscarão benefícios ao seu bolso. E, quantos na atualidade vivem em função de se perpetuar no poder, tendo a organização de grandes esquemas de compras de votos!

     Em minha cidade, faz alguns anos, fomos manchete nacional, pois 11 vereadores (todos) foram cassados, a maior parte deles sendo presos, devido ao grande desvio financeiro dos cofres públicos. Inclusive o chefe daquela organização criminosa era presidente da câmara e, imagina qual era o partido dele?

     Enfim, estamos próximo de um pleito democrático, onde serão eleitos 5.568 (cinco mil quinhentos e sessenta e oito) prefeitos e o mesmo número de vice-prefeitos e, pasmem todos, 57.931 (cinquenta e sete mil e novecentos e trinta e um) vereadores. É mole tudo isso? Quem irá bancar o salário e as ‘diárias’ de todos? Novamente serão os míseros pagadores de impostos!

     Portanto, tenha dignidade, faça valer a verdadeira democracia e escolha seus representantes com reflexão e sabedoria. Saiba que o bom Prefeito depende de uma excelente Câmara de Vereadores e, quando há compromisso recíproco, sem barganha, todos ganham!

     Voto nunca terá preço, somente apresentará, com o passar do tempo, as suas consequências! Esperam-se, por meio dos votos conscientes, as consequências positivas aos municípios, aonde o formidável “bem comum” seja estabelecido!

Ótima reflexão! Até o próximo!

  

Uma nova lua da Terra Anterior

Uma nova lua da Terra

Eleições: direita e esquerda Próximo

Eleições: direita e esquerda

Deixe seu comentário