logo RCN
O TEMPO jornal de fato

LIGEIRINHO Recado da Comunidade


      Ao visitar o Museu Histórico Municipal de Capinzal Dr. Vitor Almeida, a galeria dos ex-prefeitos, as fotos passaram por uma restauração, agora estão de volta para que os munícipes visitem e saibam quem foram os chefes do Executivo, períodos e por quantos mandatos. Na galeria esta assim descrito: O Caminho da Emancipação Política – Sede do Poder Executivo.

      PREFEITO / VICE-PREFEITO / GESTÃO

SILVIO SANTOS 1949 a 1954;

HORÁCIO HEITOR BREDA  1954 a 1959;

SILVIO SANTOS 1959 a 1964;

CONSTANTINO P.T. MÊNCIA 1964 a 1965;

DEOLICE ZENERE 1966 a 1969;  

OBS. nestas épocas não havia cargo de Vice-Prefeito, o Presidente da Câmara, quando necessário assumia o cargo de Prefeito.

PREFEITO / VICE-PREFEITO / GESTÃO

CARLOS ALBERTO SANTOS e ARY A. HACHMANN de 1970 a 1972;

APOLONIO SPADINI e PEDRO A. TOALDO de 1973 a 1976;

DILETO BERTAIOLI e IRINEU J. MAESTRI de 1977 a 1982;

CELSO FARINA e EURIDES G. DA SILVA de 1983 a 1988;  

IRINEU J. MAESTRI e OLRICH FRITSCHE de 1989 a 1992;  

HILTON PEDRO PAGGI e LUIZ C. TOMAZONI de 1993 a 1996;

LUIZ CARLOS TOMAZONI e JOÃO S. DE ANDRADE de 1997 a 2000;

NILVO DORINI e OSVALDIR BOARETO de 2001 a 2004;

NILVO DORINI e LEONIR BOARETTO de 2005 a 2008;

LEONIR BOARETO e SÉRGIO HELT de 2009 A 2012;

ANDEVIR ISGANZELLA e WILSON LUIZ FARIAS de 2013 a 2016;

NILVO DORINI e NOEMIA MARIA BONAMIGO PIZZAMIGLIO de 2017 a 2020;

NILVO DORINI e NOEMIA MARIA BONAMIGO PIZZAMIGLIO (atuais) de 2018 a 2024.  

Destes Silvio Santos foi duas vezes prefeito e seu filho Carlos Alberto dos Santos (Caleco) uma vez, já Irineu José Maestri uma vez prefeito e outra vice-prefeito, Leonir Boaretto (Leone), uma vez vice-prefeito e outra prefeito, Olrich Fritsche uma vez vice-prefeito e agora novamente candidato a vice, Luiz Carlos Thomazoni uma vez vice-prefeito e uma prefeito, já Nilvo Dorini foi eleito prefeito por quatro mandatos, sendo recordista na política capinzalense, inclusive, duas vezes vereador, no entanto, não foi presidente da Casa Legislativa. Também temos Hilton Pedro Paggi, uma vez prefeito e agora pela segunda vez concorre a prefeito o seu filho Aguinaldo Pedro Paggi.

     Sendo que para este pleito eleitoral temos do Novo 30 – chapa pura - para prefeito ADEMAR CASAGRANDE e vice-prefeita ADRIANA GANZALA. Do PSD 55AGUINALDO PEDRO PAGGI e vice-prefeito TIAGO DE OLIVEIRA LUZ. Do PL 22 para prefeita NOEMIA MARIA BONAMIGO PIZZAMIGLIO e a vice-prefeita KAMILLE SARTORI BEAL(MDB). Do PT (13) para prefeito RENATO MARCELO MARKUS e vice-prefeito OLRICH FRISCHE  (Alemão).

    Será que uma das duas duplas de homens vencem as eleições, uma mulher e um homem ou a dupla de mulheres?

Inédito até então um cidadão foi duas vezes vereador e concorreu a prefeito sendo eleito por quatro oportunidades, duas vezes elegeu uma mulher como a sua vice-prefeita. Agora resta saber se fará a sua sucessora prefeita, a qual é vice-prefeita, o que será inédito se alcançar o feito, inclusive, poderá ser inédito, caso tiverem o aval, uma mulher prefeita e outra vice-prefeita no mesmo mandato.  

     Bom, as eleições vêm aí, portanto, faça a sua escolha na pessoa, quem esta junto dos mesmos, quais as propostas de trabalho, as quais sejam possíveis de executar e não só para poder conquistar o voto de confiança. Ainda, se o candidato ou candidata era ou não de fácil acesso, ou seja, conseguia falar com ele ou com ela fora da política. Enfim, faça uma análise e procure ser realista sem tapar o sol com a peneira.  

     Lembre-se, que críticas e falar mal do adversário não demonstra capacidade e nem é plano de trabalho, ou seja, plano de governo, muito menos um debate decide eleições, pois tem muitas coisas que devem ser vistas fora da campanha e dentro dela, para aí sim, fazer a escolha certa para que a coletividade não saia perdendo por paixão partidária ou por certa ignorância ao dar o voto de confiança.

     Falar mal dos outros pode ser indicativo de problemas com a autoestima. Cuidado! Quem fala mal dos outros pra você, com certeza irá falar mal de você para os outros. Cuidado com essas pessoas.  Também deve levar em conta se o pretendente ao cargo eletivo tirou vantagem da política ou de outra maneira, se tem um capital, bens, compatíveis ao seu ganho.

     Percorrendo a cidade, uma constatação, sobre a Rua Dona Linda Santos, onde esta um dos maiores redutos eleitorais de votação sendo a Escola, consequentemente, na época da disputada moravam à mencionada via pública o eleito prefeito Hilton Pedro Paggi, da mesma forma Luiz Carlos Thomazoni e Leonir Boaretto (Leoni).

     Agora vamos esperar para saber o resultado, no entanto, não brigue por causa da política, de políticos ou por descordar do voto alheio. Até porque, cada cidadão tem o direito a um voto e nada mais do que isto.

  

O TEMPO jornal de fato edição 1.670, de 27 de setembro de 2024 Anterior

O TEMPO jornal de fato edição 1.670, de 27 de setembro de 2024

ACIOC realiza entrega das cartilhas do Voz Única aos candidatos a prefeito de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna Próximo

ACIOC realiza entrega das cartilhas do Voz Única aos candidatos a prefeito de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna

Deixe seu comentário