logo RCN

Câmara Municipal de Vereadores de Zortéa

Sessão ordinária aconteceu no dia 15 de março de 200

        Leitura, discussão e aprovação da ata da sessão anterior;

        Leitura dos expedientes recebidos e expedidos;

        Leitura das indicações, moção e do requerimento Nº 004/2005 de autoria da vereadora Rosane que requer ?cópias de todas as notas de empenhos da Prefeitura Municipal, Fundo de Assistência Social e da Secretaria de  Saúde, referente ao mês de janeiro do ano de 2005.?

        Em seguida foi colocado o requerimento da vereadora Rosane em discussão e aprovação o qual foi rejeitado por cinco votos contrários e quatro votos favoráveis ao requerimento Nº  004/2005.

        Projeto de lei Nº 001/2005 o qual ?autoriza contratação de pessoal em caráter temporário para prestar serviços no Departamento de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente por não ter concursados?  foi colocado em discussão e votação na sessão do dia 15 de março de 2005, o parecer da comissão de justiça e redação final e da comissão de finanças foi favorável por dois votos a favor e um voto contrário em ambas as comissões, e o projeto 001/2005 após  discutido pelos nobres pares foi aprovado por cinco votos favoráveis e quatro votos de abstenção, sendo que dois vereadores que  absteram-se de votar retiraram-se da sessão como forma de protesto e repúdio a aprovação do projeto.

 

Palavra livre:

 

Vereador Delcio Biavati: comentou sobre sua indicação solicitando ao chefe do  executivo para que entre em contato com a Gerência Regional do Banco BESC para que se possível for ampliar o horário de atendimento do Banco no nosso Município, e quanto ao requerimento da vereadora Rosane se manifestou contra pois os balancetes estão na Câmara a disposição de todos os vereadores,  sobre o projeto 001/2005 disse que foi favorável pela necessidade de funcionários na Secretaria de Obras e  acredita que o prefeito não fará nada contra a Lei e cabe a ele se tiver que questionar sobre a capacidade do operador, pois se ele foi eleito pelo povo ele é capaz de contratar uma pessoa capacitada para exercer a função.

 

Vereadora Rosane Infeld: comentou sobre suas indicações solicitando seja construído uma área coberta no Posto de Saúde (toda a área em frente à porta de entrada), para abrigar as pessoas que ali esperam por atendimento e que seja remanejado um funcionário para trabalhar na função de guarda naquele Posto, que seja construído uma creche dentro do padrão exigido por lei que irá atender desde o berçário até Pré III  e que ofereça um espaço físico condizente ao que determina o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), pois com a mudança do FUNDEF para o FUNDEB a educação básica terá muitas regalias e os investimentos irá aumentar nessa área, falou que o atual prédio onde atua a Creche, que esse prédio fosse utilizado para um Centro de Convivência para os idosos, solicitou também que fosse adquirido um veículo para os serviços do Conselho Tutelar, pois vê que o Conselho Tutelar usa muito os carros da Policia Civil e Militar e isso é contra lei pois constrange as crianças e a lei não permite que as pessoas e crianças sejam colocados nesses termos de constrangimento.  Falou da recuperação das estradas do interior, pediu que fosse mudado os costumes onde as pessoas tem que vir até a Administração pedir as coisas,  deve se mudar isso pois é o administrador que deve oferecer as condições as pessoas, citou também que desejaria fazer sua contadoria particular no computador com as cópias dos notas de empenho, não desejando fazer contabilidade paralela  pelo fato de estar no avanço da tecnologia, disse não ver problemas em vir na câmara olhar os balancetes todos os meses. Disse também que a democracia é feita em todos os atos inclusive nos atos dos funcionários, manifestou sua indignação quanto ao salário recebido pelos funcionários da entrega da fatura e manutenção da rede de água. Falou que se absteve de votar no projeto 001/2005 em função de sua legalidade e pela falta de orientação que esteve sobre o projeto.

 

Vereadora Valda Pieri: comentou sobre sua indicação  para a aquisição de uma nova ambulância tendo em vista que é necessário a mesma se deslocar para outras cidades distantes  transportando pacientes a  aquisição desta nova ambulância iria beneficiar a toda a população, solicitou também que fosse construído em nosso Município uma cancha de bocha sintética, pois tem vários atletas que representam nosso Município em jogos regionais e precisam treinar. Disse ser favorável ao projeto pois vê a necessidade da contratação de funcionários não só do operador de máquinas mas principalmente dos auxiliares de obras, e quanto ao requerimento da vereadora Rosane foi contrária até porque os balancetes estão sempre a disposição na câmara, acredita que estão aqui para trabalhar para o bem do Município, e o acha que o pessoal espera o melhor para a administração. Quanto a indicação da vereadora Rosane solicitando a cobertura na área em frente a porta do Posto De Saúde, disse saber que será construído leitos naquele local para os pacientes ficarem em observação durante o dia quando se fizer necessário.

 

Vereador Ademir Schimit: Solicitou novamente explicações sobre o trânsito para que as pessoas responsáveis por este setor se apresente e tomem providências quanto esses pontos que nos deixa com dúvida. Solicitou providências quanto a recuperação das estradas, principalmente na saída de Zortéa para o interior, nas proximidades do Cemitério Municipal, falou que o Secretário não foi capaz de  cascalhar essas estradas, acha ser muita irresponsabilidade pois estão sendo pagos para trabalhar, o dinheiro que pagamos imposto e água é para executar obras no Município. Falou da falta de calçadas para que as pessoas caminhem nelas e  não pela rua como vem acontecendo.

 

Vereador João Reginaldo: Falou que as cobranças dos vereadores são importantes, comentou  que todo o pensamento do administrador quando inicia um exercício é de se fazer um caixa para começar trabalhar e o vereador cobrou do executivo para que se comece ou se acelere o que deu inicio, falou da contratação feita na área de saúde disse ser importante pois as pessoas não precisam se deslocarem para outros Municípios para serem atendidas, hoje elas podem ser atendidas aqui mesmo por profissionais de alto nível. Disse  que existe pontos críticos no qual o transporte escolar está sendo feito até com certa insegurança, mas certamente isso já está começando a tomar um rumo e será olhado com bons olhos as necessidades que há no Município. Falou das estradas do interior que certamente serão recuperadas. Comentou sobre a indicação do vereador Delcio disse ser muito importante, pois as dificuldades existem no atendimento do  Banco BESC, principalmente nos dias de pagamento aos aposentados. Teceu comentários sobre sua indicação para que seja construída uma quadra de areia para a prática de esportes no local onde estava construído o Centro Comunitário no Bairro Andorinhas, terreno este da municipalidade. Comentou sobre as indicações tiradas do plano de governo. Disse que o requerimento da vereadora Rosane não precisa de co- autor, elogiou a  capacidade da vereadora acima de tudo, dizendo que as idéias dela são brilhantes e humildemente colocou-se a disposição da vereadora para que de uma forma harmoniosa no momento que estiver dúvida dirimir essas dúvidas.

 

Vereador Jarmino Freitas: Parabenizou a vereadora Rosane pela sua indicação quanto a aquisição de um veículo para o Conselho Tutelar, mas que para o executivo possa fazer isso precisa de uma autorização do Poder Judiciário disse ser excelente a idéia da vereadora. Falou do projeto 001/2005, reforçou que não vai ser o operador de máquinas que vai mudar o trabalho a ser feito ou a fazer, disse ser favorável ao projeto e espera que o executivo ao contratar o funcionário escolha dentre os que tiver o nome a disposição o que tiver mais capacidade. Parabenizou os vereadores Ademir e Rosane pela permanência neste recinto abstendo-se de votarem, não querendo criticar os demais. E quanto a contabilidade paralela comentou que também tem equipamento de informática em casa e explicou a forma não contábil, mas sintética que acompanha as notas de empenho.

 

Em aparte concedido a vereadora Rosane: falou ao vereador Jarmino que ainda está aprendendo alguma coisa referente a contabilidade, disse admirar muito o vereador como pessoa e como homem público, agradeceu o vereador João Reginaldo por se colocar a disposição em ajudar a vereadora quando for preciso e justificou  o fato do vereador Paulo dizer que foi o co-autor ele deveria estar falando que era de acordo ao requerimento, pois se tivessem feito o requerimento com o co-autor, teriam feito com a bancada do partido.

 

        Comunicação do presidente da câmara Claudemir Fabiano comentou sobre a reclamação da vereadora Rosane quanto ao baixo salário dos funcionários do setor de água, informou que já está se estudando para que dentro dos meios legais seja alterado esse salário, pois realmente é baixo e essa questão já foi levantada no passado, até mesmo  solicitando o vale refeição aos funcionários públicos, solicitação essa dos vereadores     Aldivo, Jarmino e Rose. E ao vereador Ademir afirmou que realmente teria conversado com os responsáveis pelo trânsito solicitando as melhorias exigidas pelo vereador, mas se preciso for novamente conversará com os responsáveis e levará o pedido do nobre vereador. Agradeceu a presença de todos e convidou a todos os vereadores para participarem  da reunião da AMPLASC aos vereadores e prefeito, logo após terá  jogo de bola e em seguida o jantar.

        O presidente convocou os membros do Poder Legislativo para a sessão ordinária a realizar-se no dia 22 de março de 2005.

 

 

 

Anterior

Danilo eleito Presidente da Câmara de Ouro

Próximo

Reivindicações estiagem

Deixe seu comentário