logo RCN

UNOESC COMEMORA 11 ANOS

UNOESC COMEMORA 11 ANOS COMO UNIVERSIDADE INVESTINDO NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Cerca de 18 mil alunos, 66 cursos oferecidos e 18 cidades atendidas. No último ano os investimentos da Unoesc na região Oeste e Meio-oeste foram significativos.  Novas edificações, laboratórios, equipamentos e programas. Uma infra-estrutura diversificada que beneficia diariamente milhares de alunos, professores e comunidades.

 

A Universidade do Oeste de Santa Catarinense comemora no mês de agosto 11 anos de reconhecimento e credenciamento junto ao MEC, a homologação federal que conferiu o título de universidade. Mais de uma década de dedicação e investimentos focados no desenvolvimento regional, na melhoria da qualidade da educação e da vida da população. Um crescimento que se materializa através de uma gestão transparente e de ações voltadas à sociedade em que está inserida.

A instituição contempla atualmente cerca de 18 mil alunos, 800 professores, 560 funcionários e 66 cursos divididos entre os campi de Joaçaba, Videira, Xanxerê e São Miguel do Oeste e as 14 cidades que recebem cursos superiores. Buscando constantemente estreitar o relacionamento com alunos e com as comunidades a Unoesc vem direcionando seu crescimento de acordo com as necessidades e anseios da região e do mercado de trabalho.

De acordo com o reitor, Aristides Cimadon, durante esses onze anos a instituição se expandiu e criou raízes nas comunidades do Oeste de Santa Catarina. ?Percebemos que a Unoesc está atualmente cada vez mais envolvida com a comunidade regional e participa da vida social das pessoas. Nossas perspectivas para o futura é consolidá-la em qualidade. Não basta para nosso cidadão obter um diploma do ensino superior?. 

Para o reitor é preciso fazer com que o estudante da Unoesc tenha condições efetivamente de exercer a profissão que sonha e deseja com qualidade e competitividade. ?Ter um diploma de uma instituição de esquina não vale a pena, mesma que seja gratuito?, conclui.

Nos municípios em que atua, a Unoesc realiza trabalhos sociais que somados ajudaram mais de 25 mil pessoas no último ano. Os serviços vão desde o atendimento jurídico à comunidade até projetos de alfabetização e assistência de saúde. O projeto com maior número de pessoas atendidas é o Unoesc Comunidade, que atende a 10,6 mil idosos com atividades nas áreas de saúde, informática, artes e comunicação, que buscam desenvolver a auto-estima dos participantes. Ações que caracterizam a preocupação da Unoesc com o bem estar social e com o desenvolvimento regional.

 

INVESTIMENTOS DA UNOESC EM JOAÇABA E REGIÃO (2006 e 2007)

 

Um dos maiores investimentos feitos pela Universidade em 2007 foi a aquisição do Complexo Esportivo do Sesi na cidade de Joaçaba. Na concepção do reitor da Unoesc, Aristides Cimadom, o espaço fortalece os cursos de graduação e especialização da instituição e possibilita perspectivas para a criação do Instituto do Esporte. ?A intenção é manter os projetos sociais que já acontecem no complexo e criar novos programas de extensão na área do esporte, saúde e lazer, voltados à qualidade de vida do cidadão?.

O complexo possui uma área de mais de 116 mil metros quadrados onde estão previstas inúmeras adequações como construção de uma piscina térmica semi-olímpica, que será utilizada para atendimentos de fisioterapia e para aulas de natação e hidroginástica; construção de uma academia, trilhas e paredão de escalada; readequação do campo de futebol com a instalação de uma mini-pista de atletismo; ginásio escola para abrigar a Clínica de Fisioterapia e salas de dança e lutas.

Á área da saúde também foi beneficiada com inúmeros investimentos. Entre eles a compra, em 2006, e reforma, em 2007, do Hospital Alfa-Ômega, em Joaçaba, que passou a abrigar o Ambulatório Médico Universitário (AMU). A implantação do ambulatório representa um novo centro de referência na área da saúde na região disponibilizando atendimento gratuito e qualificado inicialmente em 12 especialidades médicas.

Com amplos consultórios distribuídos numa área de mais de oito mil e quinhentos metros quadrados, o ambulatório se diferencia não só pela infra-estrutura física, mas principalmente, pela capacitação e qualificação de recursos humanos funcionando com uma extensão do Hospital Universitário Santa Terezinha. Um projeto de parceria com a Prefeitura deve disponibilizar o funcionamento de duas unidades da saúde da família (PSFs) no local para atendimento da comunidade.

O reitor da Unoesc ressalta que a instalação do ambulatório representa o início da concretização de um projeto grandioso voltado para a saúde no Estado, focado na formação de profissionais, na excelência do atendimento e na criação de uma unidade de alta complexidade para o curso de medicina.

A construção da sede administrativa do Hospital Universitário Santa Terezinha (Hust), além da reforma de todos os leitos da ala das enfermarias e da lavanderia também representa investimentos na saúde que beneficiam diretamente a comunidade regional.

Os recursos direcionados à pesquisa se configuram através da implantação de inúmeros laboratórios em diferentes áreas, além dos mais de cem já existentes no campus. Entre eles, os laboratórios de Química e Botânica, em Campos Novos, Biologia Celular e Embriologia, Biotecnologia de Ensino, Botânica e Ecologia, Microcontroladores e Eletrônica de Potência, Saneamento, Micropropagação Vegetal, Biologia Molecular, Informática, Vibrações e Projetos, todos junto ao Centro Biotecnológico do campus de Joaçaba.

Entre as demais obras destacam-se Centro de Educação Continuada, a construção da biblioteca e do laboratório de Informática no campus aproximado de Capinzal.

 

Anterior

BELISÁRIO PENA REALIZA A OLIMPÍADA BRASILEIRA

Próximo

CONGRESSO TÉCNICO DOS 11º JOGOS

Deixe seu comentário