logo RCN

CONGRESSO TÉCNICO DOS 11º JOGOS

CONGRESSO TÉCNICO DOS 11º JOGOS DE INTEGRAÇÃO PARA O IDOSO DA AMMOC

Joaçaba - Foi realizado no Centro de Referência da Melhor Idade de Joaçaba, o Congresso Técnico dos 11º Jogos para Integração do Idoso (JIIDO) da região da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc).

Durante o congresso foram definidas as chaves da competição que vai ser realizada nos dias 29 e 30 de agosto em Joaçaba fazendo parte da programação dos 90 anos do município.

Segundo Marize Coletti, coordenadora geral da competição, deverão participar dos jogos este ano mais de 700 idosos representando 12 municípios da região com exceção de Tangará. A abertura com o desfile das delegações será no dia 30 á partir das 08h30 no Ginásio de Esportes da AABB, mas as disputas de
bocha já terão início no dia 29. Os locais de competição serão: o Complexo Esportivo do Sesi/Unoesc, sede da ADM e Ginásios de Esportes dos bairros Flor da Serra e Menino Deus para as modalidades de bocha e bolão. Os jogos de mesa, peteca e apresentações culturais acontecerão na AABB, já as disputas de bola ao cesto (basquetebol) serão realizadas no Ginásio Ivo Silveira (Silveirão).

Com a inclusão da bola ao cesto, o número de modalidades este ano aumentou para 12, são elas: canastra, bocha, bolão 23, dominó, escopão, tênis de mesa, três sete, truco, dama, peteca e xadrez nos naipes masculino e feminino. Os jogos serão realizados numa parceria entre Ammoc e a Prefeitura de Joaçaba. Os  municípios também terão espaço para apresentações culturais, mas que não contarão como modalidade. Nove municípios vão realizar as apresentações que acontecerão no dia 30 á partir das 14h30 no ginásio da AABB. A coordenação técnica ficará a cargo do professor e integrador esportivo da Fesporte Carlos Hack.

 

UM PERFIL DOS IDOSOS DA REGIÃO

 

Aproveitando a realização dos jogos os acadêmicos do curso de Educação Física através do Laboratório Funcional da Unoesc estarão traçando um perfil dos idosos da região. Este estudo funcional será feito em dois momentos. Primeiro, cada município vai aplicar um questionário, no qual os idosos irão responder várias perguntas ligadas ao seu dia-a-dia. E durante a competição, vários acadêmicos estarão fazendo uma avaliação física dos atletas. Este trabalho segundo os acadêmicos, é validado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é o único do gênero a ser realizado no Sul do Brasil. A proposta dos acadêmicos é criar um banco de dados com o perfil dos idosos da região da Ammoc que poderá ser utilizado para os mais diversos fins, dentro da expectativa de melhoria de vida desta população.

 

 

Anterior

UNOESC COMEMORA 11 ANOS

Próximo

LHS REÚNE SECRETÁRIOS REGIONAIS

Deixe seu comentário