logo RCN

Severino Lebandoski ? analista político

Sevesu@hotmail.com

 

Herneus presta solidariedade as famílias enlutadas - O deputado Herneus de Nadal, viajou no final da mannã de ontem de Florianópolis para Chapecó, em avião que transportou médicos legistas para o Oeste, para ajudar na identificação das vítimas dos sucessivos acidentes que causaram a morte de 27 pessoas, na BR-282, imediações do município de Descanso. O governador Luiz Henrique disponibilizou avião para o transporte dos legistas para reforçar o trabalho de liberação de corpos. Representante da região, na quinta legislatura, Herneus conhece bem a rodovia, onde transita todas as semanas, bem como famílias de vítimas, inclusive socorristas dos bombeiros que estavam atendendo o primeiro acidente, quando outro caminhão atropelou quem estava no local. Assim se expressou o parlamentar: ?É uma tragédia que entristece a região; neste momento, nos cabe oferecer solidariedade aos familiares das vítimas e acompanhar de perto as providências que devem ser adotadas pelas instituições públicas?.

Mentiroso e incompetente - A mentira pode ter diversos objetivos e diversas intensidades, pode-se mentir sobre tudo e sobre todos. Mas existem aquelas perniciosas, que prejudicam os compromissos com a verdade. O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) assumiu um compromisso com a oposição: Conseguir dez votos do PT a favor da cassação do mandato de Renan Calheiros. Essa desmoralização e enxovalhamento, jamais visto na história do Brasil, tem Mercadante como um dos grandes responsáveis por essa situação. Primeiro fazendo campanha pró Renan, depois dizendo esperar que o presidente do Senado renunciasse após a impunidade e covardemente, absteve-se de votar. Se de fato Mercadante tem 10 votos dos 12 da bancada, por que não os usou para evitar que o Senado entrasse nessa crise, que também afetou a sua credibilidade? Os antecedentes recomendam ter cuidado com o senador petista. Ou está mentindo, ou fazendo uma bravata, que nessa situação, não deixa de ser uma mentira perniciosa.

Com o dinheiro dos outros... - Lula acabou embarcando na aventura do Banco do Sul, incapaz de resistir as loucuras do venezuelano Hugo Chávez. Se algum país extrair algum benefício econômico da iniciativa, não será o Brasil. Se houver algum ganho político, também não será para o lado brasileiro. O governo Lula só entra nesse negócio para pôr dinheiro, ser voto vencido e submeter-se, como vem fazendo sistematicamente, às imposições dos parceiros sul-americanos. Tudo foi montado, até agora, para produzir exatamente esse resultado e só um dos participantes do jogo parece não haver percebido. Ou, se tiver percebido, deve gostar desse papel.

Salve-se quem puder - No senado comenta-se que Renan Calheiros está preparando dossiês contra outros senadores. O objetivo, claro, é pegar o rabo dos outros para poder meter todo mundo numa saia justa. Tipo assim, entrar num acordo e salvar seu próprio rabo de novo processo de cassação. Ontem a tarde conversei com o Deputado Osmar Serrgalio, que entre outras coisas me disse que Renan está monitorando os gastos dos seus pares, inclusive, com a conivência da direção-geral do Senado que o está repassando cópias da prestação de contas dos outros 80 senadores. Uma coisa é certa, talvez a partir disso, vamos saber quem é quem neste saco de gatos.

?Fogo amigo? - Programas criados na gestão Geraldo Alckmin tiveram seus recursos reduzidos pela metade na proposta de Orçamento para 2008 encaminhado ao Legislativo paulista pelo governador José Serra em comparação ao estimado para este ano. O alvo dos cortes é o Escola da Família, que funcionam nos fins de semana; e a Rede do Saber, canal de videoconferência usado principalmente para capacitação de professores. Ambos terão redução de 48% ou R$ 206 milhões. Alckmin já deu o troco, reclamando via jornais e rádio. Pelo visto, vai dar o que falar.

Lula sabia do risco de ser vaiado - Depois de participar da posse do delegado Paulo Lacerda na direção geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o general Jorge Felix, ministro do Gabinete Institucional, revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus assessores foram informados com antecedência do risco de haver vaias durante a abertura dos Jogos do Pan, no Rio, em julho. A partir disso, se desfaz a versão de que Lula teria sido traído. Mentira. Sabia de tudo sim. Quem é traído diariamente, é o povo brasileiro.

Mais uma pizza - A Justiça de Mato Grosso do Sul aceitou denúncia contra o ex-governador Zeca do PT e mais dez pessoas, todas acusadas de montar um esquema para formação de caixa dois e de enriquecimento ilícito. Não precisamos comentar o fim disso, já que todos sabem: Mais uma pizza.

Gato por lebre - O leilão de trechos de rodovias federais ao setor privado foi mais uma farsa. E é simbólico ter como vencedora uma empresa espanhola e um partido socialista no poder.  Mas  prometeu-se uma coisa e se entregou outra. Ainda bem. Embora minta sempre, chacoteando da opinião pública, desta vez o PT acertou. Quem está por trás da operação é a ministra Dilma Roussef, a maior executiva do governo.

Frente quer afastar Renan - Parlamentares de ambas as Casas vão lançar, em instantes, uma frente supra-partidária pelo afastamento imediato do presidente do Congresso, senador Renan Calheiros. A frente será integrada por 16 senadores e 52 deputados. O grupo esteve reunido ontem à noite para avaliar a crise e decidiu deflagrar o movimento. O ato de lançamento ocorrerá no Salão Verde da Câmara dos Deputados. Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos estão entre eles.

Não dá para entender - Depois de ter comunicado oficialmente ao Democratas e ao Palácio do Planalto que não deixaria o partido, o senador Edison Lobão (MA) mudou de idéia e de endereço partidário ontem, trocando o DEM pelo PMDB. Vem para assumir o Ministério de Minas e Energia. Sinceramente, não sei o que o PMDB quer com esta quinquilharia velha e desbotada cria do Sarney!

 

 

Anterior

PSDB filiou mais de 200 pessoas na região de Joaçaba

Próximo

Concurso sobre corrupção

Deixe seu comentário