logo RCN

Concurso sobre corrupção

?O que você tem a ver com a corrupção??

Marcio Azevedo

 

Em uma cerimônia que contou com a presença de pais, professores e representantes de entidades organizadas da região, na sexta-feira (28/9), foi entregue a premiação do concurso ?O que você tem a ver com a corrupção??, realizado pelo Ministério Público e Secretaria Regional de Campos Novos (SDR), através da Gerência de Educação. A premiação ocorreu no auditório da Casa da Cultura, em Campos Novos, com participação do secretário regional Alcides Mantovani e do promotor de Justiça da Comarca, Ricardo Paladino.

O concurso foi lançado em 24 de julho deste ano, envolvendo as escolas da rede pública e particular dos oito municípios que compõem a SDR. O objetivo do trabalho foi estimular as crianças a amenizar a impunidade, inclusive atos rotineiros, trabalhando com a ética e a moral, a fim de formar cidadãos mais honestos, conscientes e comprometidos com a sociedade em que vivem.

A Gerência de Educação recebeu das escolas um total de 118 trabalhos, envolvendo todas as categorias. A comissão julgadora, formada por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretarias Municipais de Educação e Unoesc, avaliou os trabalhos de acordo com o regulamento.

A seguir texto produzido por PATRICIA APARECIDA ROSSETI, do Grupo Escolar Horizonte, 5ª série matutino, concurso para as 5ª e 6ª séries. Ela é do município de Zortéa, o qual recebeu a premiação das mãos de Mantovani.

 

Opinião e visão de uma jovem

 

No dia-a-dia, escuto muito o que dizem. Ouço aquilo que anima, mas também aquilo que repudia.

Ao escutar o que é de honesto, respeitoso, correto, faz me sentir mais cidadã.

Ao escutar tudo o que anarquiza: como roubo, crimes, corrupção de várias maneiras e tudo o mais, fico a me perguntar: Como será o meu futuro?

No entanto, embora ainda uma menina me pergunto: Até que ponto sou corrupta ou participo da corrupção? 

Para entender um pouco mais sobre esse mal que é a corrupção, fui ler um texto.

Entendi então que dificilmente não participamos dela, basta nós concordamos, nos omitirmos ou não denunciarmos tal fato, já estamos sendo corruptos.

Entendi, porém, que minha pessoa sozinha jamais conseguirá mudar o comportamento de um povo que comete erros, abusos, falcatruas vergonhosas, que corrompem um povo, uma nação, tornando-a pobre e infeliz. Portanto eu penso que farei a minha parte, procurarei a cada dia ser mais honesta e partilhar junto com as pessoas de bem de mina comunidade, de meu município e de meu querido país.

Essa é a única maneira que vejo o meu futuro, pois ser corrupto não é meu objetivo de vida.

Hoje tudo parece estar esquecido, mas estudando aprendi e pretendo ser uma brasileira capaz, pois muitos e muitos soldados o passado deixaram história, colocando seu peito como escudo para os companheiros romperem as trincheiras e seguirem em frente.

Sei, porém, que não precisarei derramar meu sangue igual a eles, mas junto com as pessoas de bem do meu país irei batalhar para que cada vez mais igualdade, a justiça, o caráter, a ética e a confiança possa ser estabelecida em nossa sociedade.

A corrupção é um diabólico, que precisa ser vencido.

Necessitamos de uma aliança de brasileiros patriotas e guerreiros honestos, que com coragem batalhem contra esse mal e com orgulho ergam a bandeira brasileira e cantem o Hino Nacional.

 

Anterior

Severino Lebandoski ? analista político

Próximo

Mauricio.....

Deixe seu comentário