logo RCN

Ivo Luiz Bazzo

Ivo Luiz Bazzo recebe a ilustre visita de Amin

A Reportagem de O TEMPO ? um jornal de fato, registrou o encontro de duas personalidades que muito simbolizam em termos de cidadania para o Estado de Santa Catarina, sendo  o Sr. Ivo Luiz Bazzo e Esperidião Amin Helou Filho.

 

A visita aconteceu no sábado, 09 de setembro, no período da manhã, em que Amin fez questão de novamente visitar seu amigo e bom exemplo em termos de homem público: Ivo Luiz Bazzo.  

Amin foi recepcionado pelo Senhor Ivo e sua esposa Iracema Jacinta Maestri Bazzo, sendo uma visita rápida mas de suma importância, de respeito e admiração que o ex-governador e atual candidatado ao governado sente pela Família Bazzo. 

Ivo Luiz Bazzo nasceu em São João de Montenegro (RS), em 25 de março 1923; filho de Vitório Bazzo e de dona Lúcia Ferrari Bazzo. Aos três anos de idade, juntamente com seus irmãos Vitor, de 04 anos, e Plínio, de menos de dois anos, passaram a residir com seus pais na antiga Linha Sete de Setembro, hoje Distrito de Santa Lúcia. Seu avô, Santo Bazzo, foi o colonizador daquele lugar, onde adquiriu 100 colônias de terra e vendeu-as para agricultores que foram desbravando-as.

Em 1936 passaram a residir na cidade, onde nasceram Hugo e o Egídio Balduíno, lugar este em que a família instalou um hotel. Também foram comerciantes e tiveram Escritório de Contabilidade.

O Sr. Ivo casou-se em 25 de maio de 1946, com Iracema Jacinta Maestri e tiveram quatro filhos: Ivoney, Ione, Ivonéte e Ionice; seis netos e dois bisnetos.

Ivo Luiz Bazzo foi Delegado Especial de Polícia do Município de Capinzal; ocupou o cargo de Diretor do Departamento de Estradas de Rodagem  na Administração do Prefeito Horácio Heitor Breda, de 1956 e 1959, na época, conseguiram, juntamente com outras lideranças, a construção da Ponte Irineu Bornhausen, ligando a sede municipal, Capinzal ao Distrito de Ouro. Depois, conseguiram a Ponte Governador Jorge Lacerda, sobre o Rio Capinzal.

Seu primeiro mandato de Prefeito na cidade de Ouro compreendeu o período de 1969 a 1973; Diretor de Obras na Administração de Adauto Colombo, até 1976; eleito novamente Prefeito, cumprindo seu segundo mandato entre 1977 e 1983.

Foi idealizador da 1ª Festa do Colono do Município de Ouro, realizada em 1981, em Pinheiro do Meio, na inauguração do Primeiro Ginásio de Esportes Rural, construído em parceria com a comunidade.

Batalhou pela emancipação de Capinzal em relação a Campos Novos, o que também possibilitou a emancipação de Piratuba. Foi buscar em Maringá, o Sr. Horácio Heitor Breda, lançando-o candidato a Prefeito em Capinzal, elegendo-se e cumprindo mandato de 05 anos. Articulou e executou a transferência da Sede Municipal de Capinzal para o então Distrito de Ouro, num feito inédito no país.

 

AMIN - Fonte: http///pt.wikipedia.org - é um professor e político brasileiro. Filho de Esperidião Amin Helou e Elza Marini Amin Helou; casado com Ângela Regina Heinzen Helou e pai de João Antônio, Maria e Joana Heinzen Amin Helou.

FORMAÇÃO: Curso Primário: Escola Primária Leonor de Barros, Florianópolis ? SC; Curso Secundário: Colégio Catarinense, Florianópolis ? SC; Curso Superior: Administração e Gerência ? ESAG/UDESC- Florianópólis ? SC; Direito ? UFSC ? Florianópolis ? SC; Mestre em Administração ? UFSC ? Florianópolis ? SC; Cursos de Aperfeiçoamento nas Áreas de Administração, Economia, Direito e Planejamento.

MAGISTÉRIO: 2003 a 2006 Professor da Universidade Federal de Santa Catarina - Centro Sócio-Econômico - Departamento de Ciências da Administração; 1987 a 1990 Professor de Organização e Métodos ? UFSC; 1981 a 1982 Professor de Administração Municipal ? UFSC; 1975 Professor de Administração Financeira e Orçamento - Curso de Administração de Empresas ? UFSC; 1973 Professor de Introdução à Economia e Economia da Educação - Curso de Administração Escolar - Faculdade de Educação - FAED/UDESC; 1972 a 1973 Professor de Introdução à Administração - Escola Superior de Administração e Gerência ? ESAG; 1968 Professor de Organização Social e Política - Instituto Estadual de Educação ? Florianópolis.

EXPERIÊNCIA: 1999 a 2002 Governador do Estado de Santa Catarina; 1993 Presidente Nacional do PPR; 1993 a 1997 Presidente Nacional do PPB; 1997 Presidente de Honra do PPB; 1991 a 1998 Senador da República; 1989 a 1990 Prefeito Municipal de Florianópolis ? SC; 1983 a 1987 Governador do Estado de Santa Catarina; 1979 a 1982 Secretário de Estado dos Transportes e Obras do Estado de Santa Catarina; 1979 a 1983 Deputado Federal de Santa Catarina; 1975 a 1978 Presidente da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis ? GRANFPOLIS; 1975 a 1978 Prefeito Municipal de Florianópolis ? SC; 1975 Diretor Financeiro do Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina ? BADESC; 1972 a 1975 Assessor de Organização e Métodos - Telecomunicações do Estado de Santa Catarina ? TELESC; 1972 Secretário de Estado da Educação e Cultura do Estado de Santa Catarina; 1971 a 1972 Chefe de Gabinete - Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Santa Catarina; 1969 a 1971 Diretor de Administração - Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Santa Catarina.

 

Um encontro de grandes amigos, o que foi registrado com exclusividade pelo O TEMPO ? um jornal de fato. O Senhor Ivo Luiz Bazzo é o orgulho dos Ourenses e dos Capinzalenses, com inúmeros serviços prestados aos municípios coirmãos e em nível regional. E que se diga, mantém a sua influência no cenário político, já que é um cidadão de credibilidade, prova disto, enquanto homem público, jamais tirou proveito da situação e da posição que ocupava, pois continua morando numa modesta casa e nem sequer tem carro para se deslocar, mas pode sair de cabeça erguida com certeza do dever cumprido.

Quanto a AMIN, é uma das maiores expressões políticas de nosso Estado e do País, conseqüentemente, seu desempenho e leva-o novamente a disputar a chapa majoritária, ao concorrer como governador.

A ambos, nosso respeito e admiração pelo que foram e continuam sendo para a sociedade: pessoas confiáveis, de credibilidade, sendo um verdadeiro exemplo a suas respectivas maneiras de agir e de pensar.    

Anterior

INFORME SIMAE

Próximo

Zortéa

Deixe seu comentário