logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Lideranças ourenses prestigiaram a I Mostra Cultural Taliani de Jaborá – “Um Resgate dos Sabores”

Atendendo ao convite do Departamento de Cultura de Jaborá, na tarde de segunda feira, dia 28, o Vice-prefeito Rene Modena, o Diretor de Cultura, Laudemir Rech e o assessor do senador Esperidião Amim, Sérgio Durigon, visitaram a I Mostra Cultural Taliani de Jaborá – “Um Resgate dos Sabores”.

A atividade ocorreu no Centro de Eventos e foi promovido com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG). Foram oferecidas oficinas culturais com o objetivo de resgatar receitas que as nonas faziam, mas que com o tempo foram se perdendo, a exemplo do sugo de uva na palha de milho; esfregolá; tortei temperado com recheio de moranga frita, radicci cotti, marmelada armazenada na caixinha de madeira, entre outros…

Durante a preparação dos alimentos, houve apresentações musicais e frottole (histórias e conversas na língua de nossos imigrantes), assim como faziam os primeiros descendentes de italianos quando se reuniam com os vizinhos para fazer o filó.

Após a preparação dos alimentos teve a confraternização onde os participantes e todos puderam degustar os pratos preparados.

O encontro encerrou-se com a apresentação do primeiro documentário sobre a história de Jaborá, da Igreja Matriz São Roque e do Juvenato São Pascoal.

O intercâmbio entre os municípios é uma excelente forma de promover a cultura e o turismo em nossa região. A troca de experiências e conhecimentos entre diferentes localidades pode enriquecer a identidade cultural de cada uma delas, além de fomentar o desenvolvimento econômico e social. Vamos continuar incentivando e fortalecendo essas parcerias para promover a diversidade e a riqueza de nossa região”, afirmou o Diretor de Cultural, Laudemir Rech.

Proprietários de terrenos do Núcleo Bernardt, no Distrito de Santa Lúcia, recebem as escrituras através da Lei da REURB Anterior

Proprietários de terrenos do Núcleo Bernardt, no Distrito de Santa Lúcia, recebem as escrituras através da Lei da REURB

Instituto BRF capacita merendeiras de Santa Catarina com foco na redução do desperdício de alimentos Próximo

Instituto BRF capacita merendeiras de Santa Catarina com foco na redução do desperdício de alimentos

Deixe seu comentário