logo RCN

Informações sobre o trabalho no Legislativo de Capinzal

Guinho pede a expansão dos serviços públicos para cidade alta

 

O vereador Gilmar Antonio da Silveira (Guinho do PV) na sessão plenária ordinária da Câmara Municipal de Capinzal, terça-feira, 02 de julho, no expediente dos vereadores fez as seguintes indicações:

- Que o Prefeito promova ações no sentido de descentralizar as atividades públicas também na cidade alta. Da mesma forma, necessário formular políticas públicas visando fomentar a iniciativa privada para que também invista na cidade alta, pois é preciso equilibrar as atividades comerciais e os serviços públicos entre o centro, bairro e loteamentos do Município, em respeito ao princípio esculpido no artigo 5º, inciso IV da Lei Orgânica do Município, que diz o seguinte: Artigo 5º - O Município de Capinzal rege-se pelos seguintes princípios. IV – Igualdade entre os bairros e regiões. JUSTIFICATIVA – O trabalho do Vereador é procurar as desigualdades sociais existentes no Município, pois sabemos que o centro da cidade normalmente recebe mais obras e serviços, mas é necessário pensar nas pessoas que residem no bairro e nos loteamentos também, pois elas também merecem a mesma atenção da Administração Pública. 

- Que seja encontrada uma solução quanto ao problema a Rua Aparício Ribeiro, devido ao excesso de velocidade dos veículos automotores, inclusive, compreende a interligação da Avenida Leonardo Santos (parte da antiga estrada velha). JUSTIFICA – Devido às diversas reclamações dos moradores da citada Rua, verifica-se que é necessário implantar sistemas de redutores de velocidade, as ditas lombadas físicas, pode ser tachões, quebra-molas ou faixa de pedestre elevada. O maior perigo acontece nos cruzamentos da Rua Aparício Ribeiro com a Rua Adelmo Biavatti, a Rua Dom Vicente Gramazio, a Rua Dr. Vilson Bordin e também em diversos pontos da mencionada via pública, devido ao excesso de velocidade, sendo uma grave imprudência de trânsito. O abuso de velocidade acontece em qualquer horário do dia, da noite e da madrugada. Guinho pede a Prefeitura através de seu Departamento de Trânsito e a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, caso não solucione o problema, que a Polícia Militar venha a fazer algumas abordagens para evitar certa fatalidade.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO – Para que o Poder Executivo encaminhe cópia do convênio celebrado entre a Escola de Educação Básica Ivo Silveira e a Prefeitura de Capinzal. JUSTIFICATIVA – Tendo em vista que Guinho fez uma vistoria in loco na mencionada Escola, então constatou que se encontra com as instalações precárias. Assim, devido à municipalização da mesma, nota-se que é obrigação da Administração Pública promover o regulamento da Escola para que sua finalidade seja atendida. A situação é precária e precisa de investimentos na estrutura física da citada Escola.

MOÇÃO DE APLAUSOS – No dia 14 de junho de 2013, foi lançado o primeiro Jornal Escola da Escola Municipal Ivo Silveira, do distrito de Alto Alegre, município de Capinzal. Este, promovendo as ações de leitura e escrita da maneira significativa. Os alunos participantes desta Oficina têm o trabalho de pesquisa, entrevistas e coleta de dados para a produção das reportagens, sendo estas, pertinentes a comunidade escolar. Ainda, nota-se que Juliana Amalia Bazzi Peri, professora de Língua Portuguesa da Escola Ivo Silveira é autora do Projeto “Do letramento à Cidadania” desenvolvido nas aulas de Contraturno com os alunos do 6º ano a 8ª série, no qual resultou na edição do jornal “Olhar Escolar”. Já no que diz respeito a aluna Aniela Scheuermann e a professora Simone Carvalho da Silva, receberam no dia 25 de junho de 2013, a menção honrosa devido a participação devido a participação com êxito na OBMEP 2012 (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A avaliação foi realizada no ano de 2012 e a aluna representou a Escola Municipal Ivo Silveira.  

PALAVRA LIVRE – Parabenizou Ademar Guimarães, o qual está classificado entre os dez melhores laçadores de Santa Catarina, sendo que vai disputar o rodeio de laço brasileiro em Jataí (Goias). Chamou a atenção Guinho o projeto Bosque Escolar, desenvolvido pela Escola Ivo Silveira, no distrito de Alto Alegre, também o sistema adotado de cisterna (com reaproveitamento da água), sendo a diretora Cássia Maris Wilbert Souzo, a qual não conhecia e percebeu a liderança que exerce na educação. Pediu a conclusão da benfeitoria da Rua Elvira Hachmann.

 

 

Federação e Sindicatos através de seus representantes Anterior

Federação e Sindicatos através de seus representantes

Vereador presta contas de sua representação na Câmara Municipal de Capinzal Próximo

Vereador presta contas de sua representação na Câmara Municipal de Capinzal

Deixe seu comentário