Informações sobre o trabalho no Legislativo de Capinzal
Guinho pede a expansão dos serviços públicos para cidade alta
O vereador Gilmar Antonio da Silveira (Guinho do PV) na sessão plenária ordinária da Câmara Municipal de Capinzal, terça-feira, 02 de julho, no expediente dos vereadores fez as seguintes indicações:
- Que o Prefeito promova ações no sentido de descentralizar as atividades públicas também na cidade alta. Da mesma forma, necessário formular políticas públicas visando fomentar a iniciativa privada para que também invista na cidade alta, pois é preciso equilibrar as atividades comerciais e os serviços públicos entre o centro, bairro e loteamentos do Município, em respeito ao princípio esculpido no artigo 5º, inciso IV da Lei Orgânica do Município, que diz o seguinte: Artigo 5º - O Município de Capinzal rege-se pelos seguintes princípios. IV – Igualdade entre os bairros e regiões. JUSTIFICATIVA – O trabalho do Vereador é procurar as desigualdades sociais existentes no Município, pois sabemos que o centro da cidade normalmente recebe mais obras e serviços, mas é necessário pensar nas pessoas que residem no bairro e nos loteamentos também, pois elas também merecem a mesma atenção da Administração Pública.
- Que seja encontrada uma solução quanto ao problema a Rua Aparício Ribeiro, devido ao excesso de velocidade dos veículos automotores, inclusive, compreende a interligação da Avenida Leonardo Santos (parte da antiga estrada velha). JUSTIFICA – Devido às diversas reclamações dos moradores da citada Rua, verifica-se que é necessário implantar sistemas de redutores de velocidade, as ditas lombadas físicas, pode ser tachões, quebra-molas ou faixa de pedestre elevada. O maior perigo acontece nos cruzamentos da Rua Aparício Ribeiro com a Rua Adelmo Biavatti, a Rua Dom Vicente Gramazio, a Rua Dr. Vilson Bordin e também em diversos pontos da mencionada via pública, devido ao excesso de velocidade, sendo uma grave imprudência de trânsito. O abuso de velocidade acontece em qualquer horário do dia, da noite e da madrugada. Guinho pede a Prefeitura através de seu Departamento de Trânsito e a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, caso não solucione o problema, que a Polícia Militar venha a fazer algumas abordagens para evitar certa fatalidade.
PEDIDO DE INFORMAÇÃO – Para que o Poder Executivo encaminhe cópia do convênio celebrado entre a Escola de Educação Básica Ivo Silveira e a Prefeitura de Capinzal. JUSTIFICATIVA – Tendo em vista que Guinho fez uma vistoria in loco na mencionada Escola, então constatou que se encontra com as instalações precárias. Assim, devido à municipalização da mesma, nota-se que é obrigação da Administração Pública promover o regulamento da Escola para que sua finalidade seja atendida. A situação é precária e precisa de investimentos na estrutura física da citada Escola.
MOÇÃO DE APLAUSOS – No dia 14 de junho de 2013, foi lançado o primeiro Jornal Escola da Escola Municipal Ivo Silveira, do distrito de Alto Alegre, município de Capinzal. Este, promovendo as ações de leitura e escrita da maneira significativa. Os alunos participantes desta Oficina têm o trabalho de pesquisa, entrevistas e coleta de dados para a produção das reportagens, sendo estas, pertinentes a comunidade escolar. Ainda, nota-se que Juliana Amalia Bazzi Peri, professora de Língua Portuguesa da Escola Ivo Silveira é autora do Projeto “Do letramento à Cidadania” desenvolvido nas aulas de Contraturno com os alunos do 6º ano a 8ª série, no qual resultou na edição do jornal “Olhar Escolar”. Já no que diz respeito a aluna Aniela Scheuermann e a professora Simone Carvalho da Silva, receberam no dia 25 de junho de 2013, a menção honrosa devido a participação devido a participação com êxito na OBMEP 2012 (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A avaliação foi realizada no ano de 2012 e a aluna representou a Escola Municipal Ivo Silveira.
PALAVRA LIVRE – Parabenizou Ademar Guimarães, o qual está classificado entre os dez melhores laçadores de Santa Catarina, sendo que vai disputar o rodeio de laço brasileiro em Jataí (Goias). Chamou a atenção Guinho o projeto Bosque Escolar, desenvolvido pela Escola Ivo Silveira, no distrito de Alto Alegre, também o sistema adotado de cisterna (com reaproveitamento da água), sendo a diretora Cássia Maris Wilbert Souzo, a qual não conhecia e percebeu a liderança que exerce na educação. Pediu a conclusão da benfeitoria da Rua Elvira Hachmann.
Deixe seu comentário