Secretaria da Saúde de Capinzal promove ação de prevenção e cuidado com a saúde dos homens na BRF |
Impacto femuracetabular:
-
- Joaquim Reichmann, médico ortopedista e traumatologista
Impacto femuracetabular: problema causado por colisão entre as estruturas que compõem o quadril
O quadril é uma articulação esférica formada pela cabeça do fêmur e a cavidade do acetábulo. Algumas pessoas apresentam uma alteração no formato da cabeça do fêmur representada por um abaulamento. Com isso, ao realizar o movimento de flexão e rotação ocorre uma condição denominada Impacto Femuracetabular (IFA), ou seja, colisão entre as estruturas que compõem o quadril (colo do fêmur e o osso acetábulo) e, consequentemente, o comprometimento de toda a biomecânica dessa articulação.
"Isso acontece porque a parte disforme da cabeça do fêmur colide contra a borda óssea da bacia chamada acetábulo. Esse contato danifica estruturas como a cartilagem representada por uma lâmina branca e o labrum acetabular", explica o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.
Segundo ele, com o tempo, a repetição desse choque pode causar desgaste precoce e acelerado na articulação do quadril. "Os sintomas iniciam de forma sutil com desconforto na região. Uma das consequências em pacientes jovens é o desenvolvimento da artrose de forma precoce. Quando consegue tratar o problema em fase inicial é possível mudar a história da artrose e evitar que o quadril se desgaste rapidamente", destaca Reichmann.
Ele complementa que há algum tempo era necessária incisão aberta, mas agora com a videoartroscopia (procedimento que envolve a utilização de um sistema com ótica e câmera para gerar imagens da articulação) é possível corrigir o problema. "No entanto, quando o desgaste estiver avançado pode ser necessária a substituição do quadril com o uso de uma prótese".
Há alguns anos, boa parte dos casos de artrose de quadril eram consideradas idiopáticas, ou seja, sem causa aparente. Porém, nas últimas duas décadas foi constatado que a IFA é responsável por número expressivo dos casos.
Reichmann observa que há compreensão de que entre as causas de IFA estão doenças do quadril ainda na infância ou adolescência. De acordo com ele, muitas vezes, tendem a provocar deformidades no fêmur, levando ao desenvolvimento de doenças que, muitas vezes, não geram sintomas e acabam sendo reconhecidas apenas na idade adulta, como por exemplo, a Legg Calvé Perthes e Epifisiólise.
Outra condição que pode ocasionar a IFA inclui a prática de atividade física de alto impacto ou com grandes amplitudes de movimento por adolescentes. Os movimentos excessivos acarretam impacto entre as estruturas ósseas, que tendem a evoluir com formação de muito osso nas regiões onde ocorre a colisão.
MARCOS A. BEDIN
Deixe seu comentário