NATAL LUZ E MAGIA LACERDÓPOLIS É ENCERRADO COM CHAVE DE OURO |
Mario Eugenio Saturno (https://www.facebook.com/Mario.Eugenio.Saturno/ ) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.
Esta antiga saudação ganhou novo vigor nos lábios de Jesus ressuscitado na noite de Páscoa (Jo 20,19.21), é a sua Palavra que não só deseja, mas realiza uma mudança definitiva naqueles que a acolhem. E esta é a paz do Cristo ressuscitado, uma paz desarmada e desarmante, humilde e perseverante. Ela provém de Deus, o Deus que nos ama a todos incondicionalmente (Mensagem do Santo Padre Leão XIV para o LIX Dia Mundial da Paz).
São João XXIII escreveu sobre a Guerra Fria: "O resultado é que os povos vivem em terror permanente, sob a ameaça de uma destruição avassaladora. Já que as armas existem e, se parece difícil que haja pessoas capazes de assumir a responsabilidade das mortes e incomensuráveis destruições que a guerra provocaria, não é impossível que um fato imprevisível e incontrolável possa inesperadamente atear esse incêndio".
Pois bem, ao longo de 2024, as despesas militares no mundo aumentaram 9,4% em relação ao ano anterior, confirmando a tendência ininterrupta dos últimos dez anos e atingindo o valor de 2,7 trilhões de dólares (corrigi o valor para o numeral brasileiro), ou seja, 2,5% do PIB mundial. O Papa não fala de Rússia e Coreia do Norte, mas o desarmamento dos espíritos passa necessariamente pela China, que deveria receber atenção do Papa e das nações pacíficas.
A mensagem papal também ecoa em nosso país, pois teremos eleições presidenciais, fato que acirra as disputas ideológicas à direita e à esquerda. Se não bastasse testemunharmos o esfacelamento de famílias, amizades e cultos, o Congresso nos brinda com uma lei que estimula as tentativas de golpe de estado...
Às vezes, eu fico admirado com a perda de senso de políticos experientes. Incapacitados pela Constituição de concederem uma anistia ampla aos que promoveram um golpe de estado, fizeram uma lei que reduz a dosimetria das punições, criando, segundo os especialistas, privilégios específicos, redução desproporcional das penas, possível expansão para outros crimes violentos, risco de inconstitucionalidade e impacto negativo na credibilidade das instituições democráticas.
Mas, na minha visão faltou o pior: ao amenizar a pena para antidemocratas da direita, agora, estimulam a esquerda a tentar golpes também... Precisa desenhar? Faltou astúcia para dar o golpe e, agora, sobrou estultícia para facilitar futuros golpes. Se Bolsonaro é estulto, Lula é, sim, muito astuto!
A paixão cega, a paixão política faz de preconceitos verdades inquestionáveis, emburrece gente educada que deveria ser ponderada pela profissão, como médicos, advogados, engenheiros, professores, técnicos, et cetera.
Diante de candidatos ladrões, incompetentes, antidemocráticos, que estão a serviço dos combustíveis fósseis, entre muitas desgraças, precisamos escolher os menos ruins! Cada brasileiro é livre para escolher quem quiser e isso não torna ninguém comunista ou fascista. Precisamos calar os divisores detratores e resgatar o respeito à cidadania, ter paz para unir e construir uma nação soberana.
Irene ymin (εἰρήνη ὑμῖν), a paz esteja convosco!
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IENksRuv8qeLrmSgDRT5lQ
https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/
https://www.facebook.com/otempojornaldefato/
O Tempo de fato (@otempojornalfato) - Instagram
https://www.youtube.com/@otempojornaldefato
Deixe seu comentário