logo RCN
O TEMPO jornal de fato

RECORDAÇÕES QUE REVIGORAM A ALMA!

Professor Mestre Ciro José Toaldo

A memória é algo fantástico, pois permite manter ‘viva’ fatos importantes do passado, ou seja, os bons acontecimentos que proporcionam o deleite do viver! Nem todas as recordações são positivas, entretanto, o ensinamento está em descartar as sombras da negatividade, tendo foco naquilo que te anima e traz o sentido para continuar a luta diária. E, caso tenha dificuldades para lidar com as mazelas do passado, busque ajuda, seja por meio do auxílio da espiritualidade, ou por um profissional da área psíquica.

O importante é não perder a ‘degustação do rememorar os acontecimentos bons da existência’, pois isto proporciona sanidade, lucidez, vigor, ânimo e entusiasmo ao ser humano. E, toda essa ‘química’ relacionada ao passado, entra em funcionamento quando há oportunidade de visitar o local onde nascemos. Este reencontro com as origens remotas, acaba criando uma energia altamente positiva, tornando-se fundamento para dar equilíbrio e valorização ao ser humano.

Essa foi a experiência que tive a poucos dias. Visitar a Terra Natal, um pequeno recanto no meio oeste catarinense, chamado Capinzal. Nele tenho a oportunidade bendita em recordar os encantos de infância, adolescência e juventude. Ali estão os parentes, amigos e onde posso sentir a doçura de ser bem recebido e ser ‘amado’ entre os meus queridos.

Não há dinheiro que possa pagar a experiência destes momentos de nostalgia, onde uma simples passagem por uma ponte pênsil ou rever uma antiga construção em ruinas, transporta a existência ao túnel do tempo, fornecendo uma energia que não posso descrever em palavras. 

Portanto, amigo leitor, permita-se ter essa experiência, não importa se sempre viveu neste seu lugar de seu nascimento, mas transporte-se ao passado, ao tempo de sua infância e busque os bons momentos, por favor, não faça destes instantes um ‘martírio’, ou melhor, lembrar coisas ruins, apenas revigore o que foi bom.  

Talvez, este seja um dos remédios faltosos para essa sociedade consumista e materialista, pois não valoriza a essência da existência, saiba que isto está dentro de nós, quando se permite oportunizar o rememorar da própria vida. E, isto é possível, basta ter a coragem e abrir os olhos para a simplicidade. Por maiores que sejam suas férias, viagens, divertimentos, nada irá se comparar quando se consegue rejuvenescer o coração e alma (espírito) ao se conectar com a própria história e origens.

  Apaixone-se pela existência. Pare de reclamar. Viva cada momento com intensidade e exclusividade. Viver não é só trabalhar. Encontre-se consigo mesmo, peça auxilio a espiritualidade maior para ter simplicidade no viver e ter conexão com sua infância, adolescência e juventude, eis um segredo fundamental para o equilibro da existência. Para tudo isso acontecer, não é preciso de muito dinheiro, mas ter a mente e o coração abertos e buscar ter boas recordações.

Recordação é viver, quem mantem ‘viva’ as boas memórias, trona-se criatura equilibrada, feliz e terá sabedoria para contornar as dificuldades do cotidiano. Não apague sua memória e nem seu passado, afinal o Alzheimer prova que a perca da memória é uma catástrofe ao ser humano. Aproveite este privilégio enquanto tem lucidez para desfrutar das alegrias proporcionadas por uma vida equilibrada e determinada!

Confesso que demorei para chegar neste estágio, mas passei a compreender e aprender a importância de cada momento da existência, sobretudo, relacionado com simplicidade do viver. Fica a dica: viva bem enquanto há tempo, não faça extravagância, afinal, mesmo que tenhamos outras ‘vidas futuras’, tudo será contado a partir deste plano terreno que nos encontramos, portanto, viva bem para ter boas recordações do seu passado. A vida é o aqui e o agora! Bora ser feliz!

Um abraço a todos e fiquem em paz!  


O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IENksRuv8qeLrmSgDRT5lQ

https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/

https://www.facebook.com/otempojornaldefato/

O Tempo de fato (@otempojornalfato) - Instagram

https://www.youtube.com/@otempojornaldefato

RECORDAÇÕES QUE REVIGORAM A ALMA! Anterior

RECORDAÇÕES QUE REVIGORAM A ALMA!

Há um Brasil que Dá Certo Próximo

Há um Brasil que Dá Certo

Deixe seu comentário