Escola Mater Dolorum
Inclusão social através da educação
A Escola de Educação Básica Mater Dolorum, situada na cidade de Capinzal, em maio de 2005 deu início ao ensino de libras conforme rege a Política Catarinense de Educação Especial para Inclusão Social dos Surdos. A turma tem o objetivo de Educar para a vida, com base na sua língua materna, a libras, fundamentando a aquisição de conhecimentos práticos e teóricos. Atualmente, a turma é composta por cinco alunos, Sidnei, Célio, Luciane, Laís e Andersom.
Os conteúdos são trabalhados com base na Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, porém todos os conteúdos são aplicados e exercitados em Libras.
A avaliação é realizada de forma constante, processual, contínua, sistemática e diagnosticada, analisando o progresso diário do aluno, observando e fazendo uma ponte do que o estudante traz em seu saber empírico com o que ele assimilou do saber científico. Os critérios de avaliação são claros para cada atividade, inclusive, explicados aos pais, os quais também acompanham todo o trabalho.
Contudo, os elementos indispensáveis para detectar se os conteúdos e estratégias utilizadas permitirão atingir os objetivos propostos, possibilitando passar à próxima etapa ou retomada dos conteúdos com novas estratégias, para que a aprendizagem se processe, como Registro de falas, atitudes, escritos e apresentações. O erro deve ser percebido como processo que possibilita o pensar. Respeitar o mediar.
A diretora da mencionada escola é Jaciana Zanelatto de Lima, a assessora de direção Dirlei Weber da Rosa, professora de libras da 4ª série Taila Antunes de Lima e o instrutor é Rafael Berté.
Em termos de educação, o Mater Dolorum é referência também na orientação pedagógica dos cidadãos estudantes portadores de deficiências (surdos, mudos e cegos), dando amplas condições de inclusão social através do uso de meios tecnológicos, conseqüentemente, os exercícios resultam na adequação do mesmo na vida em sociedade.
Despertando o interesse pela arte em desenhar.
Deixe seu comentário