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Ensino Médio Integral em Tempo Integral
EMITI Mater Dolorum de Capinzal: Socialização dos Projetos de Pesquisa e Intervenção
Jovens iniciaram o Ensino Médio Integral em 2018 em Santa Catarina, passando a dispor de novas oportunidades para ter uma formação que vá além do tradicional e estudar em uma escola inovadora que oferece espaço para seu protagonismo. Isso porque, a partir de 2018, o Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) foi ampliado e novos municípios passaram a oferecer a proposta que já traz bons resultados na rede estadual. O Mater iniciou em 2017 e vem alcançando a meta da proposta curricular.
Com as mesmas características que foram implementadas em 15 escolas durante o ano de 2017, em 2018 o modelo chegou a 30 unidades, ou seja, atingiu cerca de 4 mil estudantes.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Educação de Santa Catarina e o Instituto Ayrton Senna, com apoio do Instituto Natura, da Capes, do Movimento Santa Catarina pela Educação, do BID e da FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina). Nas escolas com essa proposta, os professores utilizam metodologias de ensino diferenciadas, construídas com foco no estudante e que incluem outras maneiras de problematizar o conteúdo, relacionando com a vida do jovem, as aulas são integradas por áreas de conhecimento e também passaram a contar com momentos para elaboração de projetos, entre outros componentes inovadores.
Nesse formato, em todos os momentos em que está na escola, o estudante recebe oportunidades de compreender os conteúdos que a escola deve ensinar e também desenvolver suas competências em diversas dimensões, como o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração e também o autoconhecimento. Altamente valorizadas no mundo atual, essas competências contribuem para a conquista de inúmeras realizações na vida, no âmbito pessoal, de trabalho, social e na aprendizagem na escola. O objetivo é apoiar os jovens para desenvolverem com autonomia seu potencial como estudantes, futuros profissionais e cidadãos.
Essa construção também traz resultados na aprendizagem: os estudantes que estiveram em escolas com a proposta em 2017 apresentaram, em média, um desempenho 12,3% superior ao da média da rede estadual em Língua Portuguesa e 9,4% em Matemática, além de terem uma taxa de aprovação 18% superior nas duas disciplinas, em comparação com escolas que não tiveram a proposta, de acordo com o monitoramento de dados realizado pelas equipes.
SOBRE A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
Em Santa Catarina, a Proposta de Educação Integral para o Ensino Médio teve início em 2017. O objetivo é oferecer oportunidades para os educadores e jovens para a construção conjunta de uma educação que valoriza o aprendizado de conteúdos tradicionais, mas também desenvolve competências essenciais para a vida profissional e pessoal de professores e estudantes.
Mais do que ampliar o tempo de aula, essa proposta amplia também as conquistas da educação. De forma integrada à aprendizagem dos conteúdos de português, matemática, história, entre outros, também consegue incentivar os jovens a desenvolverem competências para a vida.
A Escola Mater Dolorum passou a fazer parte do EMITI em 2017 e 2018, através de Joaçaba. Para tanto, na segunda-feira, 8 de julho, em seu auditório, foram realizadas apresentações, iniciando pela abertura propriamente dita, com manifestação da coordenação regional. Em seguida os temas abordados foram: "Nós e as redes de trabalho - intervindo na realidade"; "O que as mídias nos mostra? "; "Existe vida fora da terra?"; "No jogo da vida, o que eu quero ser?; "O que a comunidade escolar curte?"; "O que é ser jovem?".
O evento iniciou às 13h e encerrou às 16h, sendo uma culminância dos Projetos de Pesquisa e Intervenção do EMITI.
"EMITI MATER DOLORUM: SOCIALIZAÇÃO DOS PROJETOS DE PESQUISA E INTERVENÇÃO... Parabéns times!!! É um trabalho significativo! É o resultado de uma trajetória de estudos (pesquisa) e trabalho cooperativo, sob a coordenação dos professores orientadores. Subir ao palco e defender o PP é um desafio e vocês tem feito com competência socioemocional e como verdadeiros protagonistas!!! Professores, excelente trabalho!!!", reconhecimento e valorização da diretora do Mater, Giana Carla Martins.
Foto legenda: Essas atividades aliaram teoria e prática, consequentemente, se fosse ensino universitário, as apresentações foram muito semelhantes ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Pudemos constatar que o Mater Dolorum tem excelente quadro funcional, proporcionando condições de se aprofundar nas matérias, disponibilizando de uma bem montada biblioteca, professores e direção estimulando a boa prática educacional. Prova disto, iniciou com a Semana Pedagógica e depois passou ao Simpósio Pedagógico - SIMPE (9ª edição), visando a qualificação dos profissionais da educação (professores em nível regional).
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