CONSÓRCIO MACHADINHO
FAMÍLIA COMEMORA VIDA NOVA
Oito anos após receber a casa própria e uma nova propriedade, a família do agricultor Darvi Hermes Meneghel está satisfeita com a nova vida construída no pequeno reassentamento rural coletivo de Capinzal. “Hoje eu tenho o meu pedaço de terra”, comemora.
A mudança na vida de sua família se deu com a construção da Usina Hidrelétrica Machadinho. Como o reservatório ocupou parte do imóvel de seu pai, na Comunidade Lajeado Mariano, em Piratuba, ele foi beneficiado com um lote de terra, tornando-se proprietário de uma área com 20 hectares no pequeno reassentamento rural coletivo de Capinzal. Assim como Darvi Hermes Meneghel, outras oito famílias que moram no local foram contempladas pelo Consórcio Machadinho e todas receberam propriedades com casa de alvenaria, rede de luz, sistema de abastecimento de água e terra para plantar.
Junto com a nova propriedade veio a motivação para melhorar de vida. De posse da nova terra, Darvi e a esposa, Neusa Meneghel, investiram na criação de gado leiteiro e suinocultura. Diariamente, comercializam 150 litros de leite com a Perdigão (BRF – Brasil Foods S.A) e, a cada cinco meses, entregam cerca de 200 suínos para a Coperio (Cooperativa do Rio do Peixe), de Joaçaba.
Para manter o negócio, o casal também investiu na construção de galpão para a produção de leite, chiqueiro para a suinocultura e silo para ração. Além disso, eles se valem de pastagem rotativa para alimentar o gado. Os novos negócios proporcionaram segurança e tranqüilidade, pois a renda mensal é suficiente para pagar as despesas de casa e ainda investir no conforto da família. “Graças a Deus que veio a barragem”, ressalta.
Família Darvi Meneghel.
Deixe seu comentário