logo RCN

CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL - CONCÓRDIA DEFINE PROGRAMAS DO PLANO PLURIANUAL 2008-2011

 

O Conselho de Desenvolvimento Regional ? Concórdia (CDR) discutiu e aprovaram as propostas para o Plano Plurianual (PPA) 2008-2011 em Assembléia Extraordinária realizada na segunda-feira, 30 de julho, na Escola Estadual Olavo Rigon, em Concórdia. A área de infra-estrutura recebeu as maiores demandas no encontro coordenado pelo secretário  Regional Luiz Suzin Marini. Entre as obras listadas estão  pavimentação de acesso a bairros, pavimentação da SC 488 entre Irani e Lindóia do Sul, recuperação da SC 463 entre Concórdia e Jaborá, duplicação em 12 km da SC 283 que liga Concórdia a Seara, pavimentação de vias municipais e equação do aeroporto de Concórdia para cargas.

 

Água e saneamento

A segunda área em volume de recursos é a do abastecimento de água e do esgoto sanitário. A fase regional do PPA inclui R$ 80 milhões para construção, ampliação de redes de água e de esgoto sanitário e  outros R$ 30 milhões para construção e ampliação de estações de tratamento de água.

 

Agricultura

Construção de açudes, melhoria na infra-estrutura rural, implantação de redes de água, proteção de fontes e cisternas, ampliação dos recursos através do Microbacias e repasse de máquinas e equipamentos para as associações rurais são propostas na agricultura. A região também programou recursos para a organização de feiras e exposições, aquisição de mudas nativas, treinamento e capacitação de técnicos e produtores rurais e apoio  ao desenvolvimento de atividades sustentáveis.

 Educação

O programa que exigirá mais recursos na educação é o da construção, ampliação e reforma para atender o ensino fundamental, seguido do transporte escolar do ensino médio e do ensino fundamental. O Conselho de Desenvolvimento Regional ? Concórdia colocou no PPA a compra de 400 computadores para atender a rede de ensino nos quatro anos planejados.

Saúde

Manutenção e melhorias nos pequenos hospitais é o primeiro item da lista de programas da saúde. Os municípios também querem recursos para aquisição de ambulâncias e de veículos para atender a população e apoio financeiro na compra de equipamentos.

Administração

Na área de administração da Secretaria de Desenvolvimento Regional  o PPA contempla a aquisição de serviços de comunicação de dados, voz e internet, reforma e ampliação do prédio da SDR, aquisição de equipamentos de informática, capacitação de servidores, ao lado da gestão de recursos humanos e manutenção dos serviços em geral.

 

 

Segurança

A implantação de sistemas de monitoramento urbano nas cidades é uma das novidades do PPA para a região. Como parte dos programas da área de segurança estão a reforma, ampliação e manutenção do CIP, ampliação do Posto de Santo Antônio da Polícia Rodoviária Estadual, compra de viaturas para a Polícia Civil e Polícia Militar, construção do quartel da PM em Irani, construção e reforma de delegacias de polícia e construção e reforma de presídios.

 

Outras áreas

Desenvolvimento do turismo regional com recursos para projetos em todos os municípios, recursos do Prodetur para divulgar a região, apoio a projetos culturais e esportivos fazem parte dos programas neste segmento. Na ação social estão em evidência a construção de residências para pessoas carentes, financiamento de habitação rural e urbana, apoio ao Centro de Convivência (Casa do Idoso) e recursos para o programa Força Tarefa.

 

O secretário Regional ? Concórdia, Luiz Suzin Marini, informou aos conselheiros que iniciará roteiro de visitas e reuniões nos municípios nas próximas semanas,  depois de completar esta fase de planejamento e concluir a formação da equipe da SDR.

                                        

 

 

Luiz Suzin Marini, secretário de Desenvolvimento Regional ? Concórdia.

 

Rodrigo Cordeiro, gerente de Planejamento e Avaliação SDR ? Concórdia.

 

Conselheiros da região na reunião em Concórdia na segunda-feira.        
Anterior

?O Contestado?

Próximo

COLATTO QUER PMDB DE CHAPECÓ COM CANDIDATO A PREFEITO EM 2008

Deixe seu comentário