Altair Silva busca estratégia inspirada em Uberlândia para expandir o agronegócio em SC |
(ERRATA) PIRATUBENSES PRATICAM SOLIDARIEDADE, DOANDO SANGUE EM JOAÇABA
Grupo chegou ao local de transporte fornecido pela Saúde de Piratuba e lotou sala de espera para praticar gesto nobre que salva vidas humanas.
Por: Ernoy Matttiello - Ascom & Marketing
A frase é conhecida nas campanhas: Quem doa sangue, doa vida! Esta foi a principal motivação que levou 10 moradores de Piratuba à coleta de sangue, nesta terça-feira (30) de abril.
Segundo a enfermeira Rita de Cássia Oliveira, profissional responsável pelo agendamento das doações, o grupo partiu no início da tarde de Piratuba, rumo à Joaçaba: "Nós tínhamos um número maior de inscritos, mas em razão de compromissos de última hora três tiveram que deixar a doação para uma outra oportunidade", afirma Rita.
Antes de entrarem pra sala de captação, os doadores passaram por outras três etapas e ao final, o procedimento foi bem sucedido.
O compromisso agora, de acordo com Secretaria de Saúde de Piratuba, é com a segunda coleta coletiva de 2019. A viagem está marcada para o dia 28 de maio.
A enfermeira Franciane Dalla Vecchia, profissional responsável pela coleta, orienta que para realizar o procedimento, entre os principais critérios, a pessoa precisa estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50kg, tendo entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade. Já para o caso de doadores com menos de 18 anos é preciso a presença dos responsáveis ou comparecer com formulário de autorização.
Segundo o Ministério da Saúde, doar sangue é um ato de solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.
O transporte destinado à condução dos doadores ao Hemocentro de Joaçaba, sai às 13:00 horas da frente da Unidade Mista de Saúde de Piratuba.
Deixe seu comentário