Relacionamento nos Negócios
-
- Euclides Balbinot Junior
Artigo
Durante muitos e muitos anos, a receita do bolo do sucesso era muito simples. Ofereça ao seu cliente um produto ou serviço de qualidade com preço atrativo e pronto. As empresas não se importavam na forma como havia sido feito e o foco era entregar e receber sem pensar no amanhã. Esse método de trabalho pensando somente nos resultados não deverá sobreviver mais em pouco tempo, aliás, não sei como ainda sobrevive. Estamos literalmente patinando sobre uma nova era que vem quebrando paradigmas e trazendo desafios gigantes ás empresas. Penso que a grande receita para o "bolo do sucesso" está no RELACIONAMENTO. O crescente e absurdo avanço da tecnologia consegue trazer as pessoas tão perto e ao mesmo tempo tão distante, é algo incrível e assustador. Consigo ter uma conta em um banco sem ir ao banco, ser cliente de milhares de lojas sem nunca ter entrado nelas e isso já é uma realidade de um passado não muito distante. A tecnologia avança rapidamente nos deixando a cada dia mais reféns de muitas coisas. Estamos esquecendo o real sentido das coisas e o cálculo é muito simples. Vou citar somente um exemplo. Vejamos a inteligência artificial. Ela foi criada por PESSOAS, pra que PESSOAS tenham mais praticidade. Bem, isso quer dizer que ainda temos muitas pessoas envolvidas e isso é bom. O fato é que o mundo dos negócios precisa entender de uma vez por todas que toda que o "clique para finalizar seu pedido" jamais substituirá o aperto de mão. Está sobrando tecnologias e faltando relacionamento. Criar conexões em redes sociais não é mais importante do que criar conexões na vida pessoal e profissional. O bom relacionamento interno e externo dentro das organizações foi, é e será cada vez mais o diferencial no sucesso dos negócios. Não tem como focar no resultado sem antes focar no cliente, pois ele é o responsável pelo sucesso, ou fracasso, tudo vai depender se existe ou não relacionamento nos negócios, e meu amigo, não existe tecnologia no mundo, aplicativo, inteligência artificial ou sei lá qual tecnologia que irá substituir o bom e velho brilho nos olhos de um bom atendimento. A tecnologia vem pra facilitar muitas coisas e isso não quer dizer que irá substituir tudo. Sou a favor da evolução, da mudança e feliz por estar passando pela era da informação, porém receber meu jornal e ler sentado na poltrona da sacada definitivamente é algo insubstituível. O relacionamento sempre vai estar no topo dos negócios. Já está chegando o momento em que o mundo suplicará por menos clique e mais bom dia, menos emoji e mais abraços e que assim seja!
Deixe seu comentário