A religião fortalece o ser humano? Prof Evandro Guindani Filósofo, Mestre em Ciências da Religião e Doutor em Educação

A filosofia da religião é um campo de conhecimento muito importante nos dias atuais em que presenciamos muitas pessoas defenderem posições fundamentalistas e fanáticas seja na esfera moral, como política e religiosa.
Eu sempre defendo que para você melhor conviver é fundamental que tenhas mais convicções do que certezas. As convicções podem ser questionadas, flexibilizadas, substituídas... As certezas imobilizam, te impedem de dialogar, te fecham, te isolam, te aprisionam no seu mundo...
Por isso, penso ser de suma importância sempre questionar as crenças que nos levam ao apego às certezas. E neste artigo quero propor um questionamento sobre a religião: A fé, a crença em uma divindade, fortalece aquele que acredita?
Para nos ajudar na reflexão busco a contribuição do filósofo alemão, Ludwig Feuerbach que em seu livro: “A essência do cristianismo”, de 1841 escreve: “A religião retira os poderes, as qualidades e as essências do homem de dentro do próprio homem e as diviniza como se fossem seres separados, não importando aqui se ela transforma cada uma em si individualmente num ser, como no politeísmo, ou se reúne todas num único ser, como no monoteísmo”
O filósofo nos ajuda a refletir sobre a construção das crenças, a estrutura das religiões. Segundo ele, tudo aquilo que buscamos em uma divindade, na verdade, está dentro de nós mesmos. Aquela força que sentimos ao rezar, orar, na verdade não é exterior, proveniente de outro ser (Deus, Deuses, etc...) mas sim é proveniente do próprio interior do indivíduo. A fé, a crença, desencadeiam no cérebro um processo imenso de auto confiança.
Você já deve ter ouvido muitas expressões e até passagens bíblicas que enaltecem a importância e o poder da fé: “tenha fé”, “a fé remove montanhas”, “nunca perca a fé...”. Se você perceber, as pessoas crentes, religiosas dão mais importância à fé do que a Deus em si. Por quê? Porque você não consegue saber se esse ser superior vai te atender, mas você consegue apostar nele.
Assim, segundo a contribuição de Feuerbach, por meio da fé, você projeta sua força (que considera fraca) em um ser divino, super poderoso, criador, controlador, que tudo sabe, que tudo conhece, que tudo faz... E aí o processo cerebral da fé faz você imaginar que essa força desse ser todo poderoso virá te beneficiar e tirar seu sofrimento. Inclusive muitas igrejas, principalmente evangélicas possuem cultos específicos para diferentes tipos de problemas, financeiros, amorosos, etc... E a igreja católica oferece diferentes santos para diferentes situações e necessidades. Em cada culto, em cada novena, oração, você busca um determinado tipo de força para seus diferentes problemas.
Novamente repito: não quero reduzir a religião a uma simples projeção, ela é bem mais complexa, e muitas pessoas conseguem fazer uma experiência religiosa profunda e maravilhosa, que fundamentam o sentido da própria vida. Porém, para ter uma vida saudável, você pode acreditar mas nunca deixe de desconfiar e questionar. Filosofia faz bem à saúde!
Deixe seu comentário