logo RCN
O TEMPO jornal de fato

SÍLVIO SANTOS UM GRANDE VISIONÁRIO!

Professor Me. Ciro José Toaldo

Escrever sobre pessoas famosas e bem sucedidas é fácil, pois em todos os meios de comunicação encontramos informações deles; porém, entender as razões que levaram essa criatura a ter a fama e riqueza é uma das grandes sacadas para nosso crescimento! No sábado, 17/08, ocorreu à morte de Silvio Santos que mudou os rumos da televisão brasileira, trazendo entretenimento para milhões de criaturas. Este foi visionário que esteve na frente de seu tempo!

Foram inúmeras as contribuições dessa criatura, impossível descrever neste pequeno espaço. Tenho em mente os domingos na casa de meus avós maternos Leonor e Ciro, onde a televisão era ligada no programa do Sílvio Santos. Os avós maternos não estão mais entre nós, contudo, tenho registrado na memória estas fantásticas tardes de domingo!

Este símbolo da TV inspirava-me para fazer apresentações no porão de nossa casa, na Rua Carmelo Zocoli, em Capinzal SC. Por muito tempo, fazíamos shows e brincadeiras com dezenas de crianças!

Observando a biografia deste visionário, lembrei meu pai (in memoriam); enquanto o pai nasceu em 22/12/1930, o apresentador nasceu em 12/12/1930. Obviamente cada um com sua história de vida, sendo batalhadores viventes na mesma época!      

Quando estava na rua, no sábado, uma senhora que não conhecia, fez questão de me dizer: ‘Sílvio Santos faleceu’! Imediatamente começamos conversar, disse que havia morrido um famoso homem, mas não colocou o dinheiro e a fama acima de tudo. Uma criatura riquíssima que tratou todos com dignidade! Alias, valorizava a sua origem humildade como camelô!

Sempre tive admiração por pessoas que se superaram, e nunca se entregaram aos seus problemas. E quando este indivíduo é visionário que consegue ver o sucesso de seu empreendimento, antes de sua concretização, mesmo chamado de ‘louco’, não desiste de seu sonho! Assim viveu Sílvio Santos, acreditando em seu potencial, proporcionando alegria e bom astral aos seus interlocutores e não se preocupando em agradar todos. Um de seus ensinamentos está nesta frase: “Não tenha vergonha de usar a mesma roupa, não ter um bom telefone ou ter um carro velho. Vergonha é viver de aparências tentando mostrar ao outro o que não é”. Um ensinamento maravilhoso, sobretudo no mundo de aparências em que estamos inseridos. 

Tenho acompanhado a vida de um empresário e, passei a entender que prosperidade chega para os ousados, tendo visão de futuro (visionário), não tendo medo, confiança em si, com Deus como guia e fazendo empreendimentos, não pela ganância, mas na determinação e no desejo de ver suas intuições idealizadas. E, imaginem Sílvio Santos, quanta decisão tomada, quiçá muitas sabendo que poderia perder tudo! 

Outro enfoque deste personagem, diz respeito à religião, como judeu fez questão de deixar escrito em vida que seu desejo era seguir o ritual judaico após sua morte. E, assim aconteceu. Cada crença com seus costumes e rituais e, nesta crença não há velório!

Em suma, a passagem de Sílvio Santos em nosso meio não foi ao acaso, ela nos permitiu obter muito aprendizado e reflexão à nossa vida, principalmente entendendo que bem material não é tudo. Estou convicto que lembraremos sempre deste ícone e não de sua fortuna!

Obrigado Sílvio Santos, por tantos bons exemplos!

Pense nisto! Até o próximo!    

OBS1. Meus sentimentos aos familiares do meu amigo de infância Edson José Contessoto (Deus o receba de braços abertos).

OBS2. Quanto nervosismo, em poucos dias vários aumentos da gasolina, o que é isso? Para onde iremos? No próximo artigo escreverei sobre essa temática!

É BOM SABER... Vale a pena lutar Anterior

É BOM SABER... Vale a pena lutar

O FOLCLORE CATARINENSE Próximo

O FOLCLORE CATARINENSE

Deixe seu comentário