logo RCN
O TEMPO jornal de fato

A FAMOSA POLÍTICA DO PÃO E CIRCO!

Professor Me. Ciro José Toaldo

Quando estamos em época de eleição, sempre é bom relembrar a famosa e velha forma de fazer politica, ou seja, do Pão e Circo. Ela fez parte do contexto da História dos Romanos, especificamente no período do Império, quando os imperadores para ‘agradar o povo’, promoviam as artimanhas relacionadas à distribuição de pão e espetáculos circenses, onde comida e diversão serviam como forma de ludibriar a população. Assim sendo, estas ditas ‘autoridades’ poderiam fazer suas falcatruas e o povo não iria perturbá-los. Tanto no passado, como no presente, quando o povo não é levado a refletir e entender a necessidade da verdadeira política, obviamente haverá o desejo de ter apenas o divertimento e alimento, o restante não interessa!

Ainda a respeito dos romanos, Roma, transformou-se na maior metrópole do mundo antigo, fazendo com que multidões fossem atraídas, mesmo que lá fossem passar a viver em condições precárias, onde havia falta de tudo, mas, os Imperadores, por meio do Pão e do Circo, acalmavam a população para não ocorrer revoltas sociais.

Grande sabedoria destes imperadores, mesmo passando mais de dois mil anos, essa ‘politicagem’ adotada, continua atualíssima. Em muitos locais há periferias, mas os governantes conseguem adotar mecanismos para dar uma espécie de ‘cala boca’ para este seguimento populacional. No caso do Brasil, os governantes descobriram que fornecer as ditas ‘bolsas’ ou ‘auxílios’ para quem ganha o mísero salário é uma ótima forma de ‘acalmar esta população’ e ganhar qualquer eleição!

 E, dentre os incentivos do governo federal que enaltecem a tal de ‘Política do Pão e Circo’, indiretamente, existem outras formas de promover este tipo de politica. Cito uma: a Lei Rouanet que é um incentivo fiscal a projetos da cultura. Você já parou para pensar por quais razões o atual governo federal distribui milhões aos artistas?

 No Brasil, os governantes dos últimos tempos, tornaram-se audaciosos mentores deste tipo de politica, pois encontram, a cada dia subterfúgios para engambelar a população! Não esquecendo que na atualidade, os meios de comunicação contribuem para este tipo de politica ter sucesso, justamente pelo fato de receberem muito dinheiro em propagandas, ou pelo simples fato de defender quem está no poder (desde que se ganhe muita grana)!

E, essa dimensão de enganar o povo, ganha uma repercussão vergonhosa, pois, grande parte da população vive na dicotomia de miséria e diversão. Esta é uma realidade presente entre grande parte de nosso povo: não tem dinheiro, por exemplo, para ajudar os gastos de estudos dos filhos, mas não deixam de frequentar bares, casas de show e outros similares. Parece que algo se impregnou no modo de vida do brasileiro, onde a diversão, a boemia e o tal de ‘curtir da vida’, tornou-se algo fundamental; este modo de vida acaba dando ênfase à ‘politica do Pão e Circo’, alicerçando o modo de ser da maioria dos políticos desta nação.  

Pão e Circo, uma política milenar presente em nossa forma de ser, especificamente no Brasil. Época de eleição, tempo de reflexão e de sabedoria para acertar nas boas escolhas. Acredito na democracia e, que seja possível tirar a mazela que afeta, sobretudo, os mais humildes e simples, pois estes são os mais frágeis e sujeitos à exploração e, tantos outros problemas que os afetam!

Quiçá pudéssemos vislumbrar uma saída para esta proliferação da extrema politicagem! Infelizmente, a realidade é outra, em pleno 2024, faltando poucos dias para o pleito de 06/10, vive-se o auge do Coliseu romano, onde o povo se delicia em espetáculos, mas, continuam sendo ludibriados por muitos que desejam o poder!

Pense nisto! Até o próximo!

A POLÍTICA DOS ‘TRANCOS E BARRANCOS’! Anterior

A POLÍTICA DOS ‘TRANCOS E BARRANCOS’!

EXPOSIÇÃO “AMOR SEM OBSTÁCULOS” Próximo

EXPOSIÇÃO “AMOR SEM OBSTÁCULOS”

Deixe seu comentário