logo RCN

Vereador Osni De Ávila

  • - Vereador Osni De Ávila (PR).

Vereador Osni pede a criação de feira de artesanato e de alimentos produzidos de forma artesanal no município

Herval d' Oeste - De autoria do vereador Osni De Ávila (PR), a Indicação nº 024/2018, e aprovada por unanimidade na sessão desta segunda-feira (09), que solicita a criação de feira de artesanato e de alimentos produzidos artesanalmente no município. Segundo o vereador, o incentivo à produção artesanal constitui uma forma alternativa de incentivo às economias de base local, assegurando a preservação da cultura local, bem como a geração de emprego e renda para inúmeras famílias, considerando que grande parte dessas pessoas encontra no artesanato uma forma de garantir a manutenção do bem estar de seus familiares.

                                  "A promoção desta feira, além de fomentar a cultura, tem como objetivo gerar oportunidades de trabalho e de renda, bem como estimular o aproveitamento das vocações regionais, levando à preservação das culturas locais e à formação de uma mentalidade empreendedora, por meio da preparação das organizações e de seus artesãos para o mercado competitivo, com foco na cadeia produtiva do artesanato".

                                    Segundo o vereador, a comercialização dos produtos artesanais sempre foi um dos maiores desafios para o artesanato, tanto no que se refere ao acesso ao mercado quanto na questão da apropriação do resultado financeiro deste processo pelo artesão. Assim sendo, faz-se necessário estabelecer mecanismos que possibilitem ao artesão ter acesso a um espaço, para promover a articulação dos diferentes atores que favoreça o surgimento e o fortalecimento de micro e pequenos negócios, como forma de promover o desenvolvimento integrado de maneira sincronizada às dimensões sociais, econômicas e cognitivas.

                                 O apoio do poder público municipal aos artesões é essencial, em especial com a cessão de espaços onde o artesão possa organizar e comercializar seus produtos de forma organizada e itinerante, desta forma, o artesão realiza suas exposições e comércios em espaços públicos.

                              "Portanto, indico ao Poder Executivo Municipal a realização periódica de feira de artesanato e de produção artesanal de alimentos no município. O objetivo é apoiar a produção e comercialização de produtos artesanais - manualidades - do município, oferecendo local adequado e promovendo geração de renda à comunidade. A Praça Engenheiro Daniel Olímpio da Rocha poderá ser utilizada para tal finalidade". 

                             Osni destaca que da feira poderão participar: artesãos, artistas plásticos e produtores de alimentos artesanais (bolachas, cucas, pães, conservas) residentes no município. Os interessados podem ser micro e pequenos empreendedores que se dedicam a atividade, que trabalham em suas próprias casas e tem dificuldade em vender os seus produtos. "A criação desta feira com certeza vai impulsionar a venda destas mercadorias, aumentar a renda dos nossos artesãos e microempresários, e automaticamente vai reverter em recursos para o município. É necessário criar alternativas para os nossos pequenos empresários, nossos artesãos, produtores artesanais aumentem a sua renda".

                    A Feira deverá se tornar um evento tradicional do município para que assim tem tempo para ser divulgada atraindo consumidores de outras regiões e também para que os artesãos e microempreendedores tenham tempo para se preparar.

 

 

Joce Pereira 

Fiscalização Anterior

Fiscalização

Vereador Serginho solicita ao Poder Executivo Municipal a revitalização dos passeio públicos Próximo

Vereador Serginho solicita ao Poder Executivo Municipal a revitalização dos passeio públicos

Deixe seu comentário