logo RCN

Poder Legislativo de Capinzal

  • Jornalista/Aldo Azevedo. -

Uma ausência justificada, demais permaneceram na Ordem do Dia, porém, apenas quatro ficaram na Palavra Livre.

 

A Reportagem de O TEMPO - um jornal de fato há 27 anos vem registrando as reuniões do Poder Legislativo de Capinzal, consequentemente, fizemos o mesmo na sessão plenária ordinária realizada na terça-feira, 09 de Agosto, na Câmara Municipal de Vereadores Prefeito Irineu José Maestri e no plenário Edgar Lancini, sob a presidência por Enio José Paggi (DEM).

Aprovada e assinada a Ata nº 2.872, de 2016, referente à Sessão Plenária do dia 02/8/2016. Leitura dos ofícios expedidos e recebidos. Leitura do Demonstrativo Financeiro da Câmara referente ao mês de julho de 2016.

Deu entrada na Casa: Emenda Parlamentar Modificativa nº 001, de 2016, de autoria do Vereador Antonio Carlos Mantovani ao Projeto de Lei nº 17, de 2016, que dispõe sobre a LDO/2017. Emenda Parlamentar Modificativa nº 002, de 2016, de autoria do Vereador Senair Bressan ao Projeto de Lei nº 17, de 2016, que dispõe sobre a LDO/2017.

Expediente dos Vereadores: Indicações ao Poder Executivo:

- Valdelir Francisco de Souza (Jegue / PMDB): Solicitou providências quanto a colocação de placas e luzes identificando o Cemitério Municipal de Capinzal; implantação de placa sinalizando a existência de lombada, bem como os reparos do vazamento de esgoto, ambos na Rua Alaor Gramazio Pereira de Lima; a reparação dos buracos no acostamento da Rua Dom Vicente Gramazio.

- Cimara Moreira Baú (PMDB): Sugeriu a troca de lâmpadas queimadas nos postes de iluminação pública da Rua Eloi Lanhi, no Loteamento Parzzotto e a demarcação de solo ao longo da Avenida José Leonardo Santos (estrada velha), principalmente a pintura da lombada próximo ao acesso ao Loteamento Fernanda.

- Antonio Carlos Mantovani (PMDB): Solicitou a implantação de lombada física no prolongamento da Rua Ricieri Lanhi e recuperação da fossa comunitária na parte baixa do loteamento João Evangelista Parizzotto.

Pedido de Informação ao Poder Executivo: Feita por Valdelir Francisco de Souza, solicitando esclarecimento na ligação de água, nas residências da Rua José Zortéa.

O Presidente da Mesa Diretora, antes de dar início a Palavra Livre, fez um convite a todos os Vereadores, para que marcassem presença na sessão extraordinária, na quinta-feira, 10h, 11 de Agosto, na Câmara, pois ficou de usar da palavra na Tribuna Popular, o secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Israel Boniek Gonçalves, para prestar esclarecimentos relacionados à Secretaria de que é titular e sobre a realização de eventos esportivos de responsabilidade da Fundação Municipal de Esportes, em razão de convocação proposta pelos parlamentares do PMDB: Valdelir Francisco de Souza (Jegue), Alcidir Afonso Coronetti e Antonio Carlos Mantovani.

Na Palavra Livre, por terem cumprido a ordem do dia, dos nove vereadores, com ausência justificada por motivo de curso em Florianópolis nesta e na outra semana também, sendo ele gerente da Agência da Celesc de Capinzal, é obrigada a presença no treinamento de Amarildo Pedro Fachin (PMDB), quatro se ausentaram e permaneceram os que usaram do espaço, por ordem chamados pelo Presidente do Legislativo, sendo eles:

- Valdelir: Falou sobre a importância do vereador fiscalizar as obras públicas, citando a reforma do Centro Educacional Prefeito Celso Farina, não sendo o suficiente, pois se esperava uma benfeitoria mais ampla, a exemplo dos banheiros e cozinha estão a desejar. Falou da importância dos vereadores conferirem o gasto e como vem sendo executada cada obra. As redes sociais trouxeram o triste adeus aos ex-vereadores Alduir da Silva (Binde) e Arlindo Alves da Silveira, sendo necessário uma homenagem a ambos com reconhecimento pela Câmara Municipal, seguindo a valorização que os edis fizeram a Família do sempre lembrado Hilton Pedro Paggi. Informou que na quarta-feira, 10 de Agosto, 11 horas, estaria em Florianópolis com reunião perante o secretário de Estado da Segurança Pública, justamente, com a Acirp, Ampeco, Lions Clube e Conseg, solicitando efetivos policiais civis e militares, ainda um delegado titular e mostrando a necessidade de amplo monitoramento da cidade por câmeras.      

- Alcedir Afonso Coronetti (PMDB): Falou de evento do último domingo, sendo um dia esportivo na localidade de São Roque, em que o Vasco também participou. Torce para que o Campeonato Municipal de Futebol de Campo nas categorias aspirante e principal seja uma realidade em 2016, sendo 200 atletas disputaram os jogos por oito equipes, já que está definida a arbitragem para tanto. Perguntou por que o alfalto que dá acesso aos loteamentos Lanhi e Nova Capinzal, através da Rua João Lanhi ainda não foi executado, pois parou na base e não recebeu a camada asfáltica. Coronetti pediu campanha educativa quanto ao jogo Pokémon Go, pois vem causando problemas.  

- Senair Bressan (PMDB): Segundo o mesmo, o deputado Valdir Cobalchini, intermediou a reunião com o secretário de Segurança Pública, que seria realizada na quarta-feira, 10 de Agosto, em que os capinzalenses iriam reivindicar do Estado direitos, a exemplo de um Delegado titular lotado em Capinzal. Substituir tambor por lixeira fixa, isto no início da serra. Quanto ao loteamento mais antigo de Capinzal, São Luiz, em que incluiu uma emenda no orçamento 2017, sendo que a área de utilidade pública ficou atrás do centro paroquial, de mais de cinco mil metros quadrados, para ser feito um centro multiuso ou um pavilhão maior, pois a comunidade não tem um centro para eventos e nem para praticar atividades esportivas, consequentemente, que o atual governo venha antecipar os trabalhos para tanto.

 

Valmor Dambrós e Moacir Baú lendo O TEMPO - um jornal de fato e como sempre frequentam as sessões da Câmara, fazendo por merecer um reconhecimento do Legislativo por prestigiarem os trabalhos dos legisladores.  

Sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Capinzal, terça-feira, 11 de Agosto de 2016 Anterior

Sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Capinzal, terça-feira, 11 de Agosto de 2016

Projeto de Lei busca aumentar idade máxima para ingresso na Polícia Militar de Santa Catarina Próximo

Projeto de Lei busca aumentar idade máxima para ingresso na Polícia Militar de Santa Catarina

Deixe seu comentário