logo RCN

Poder Legislativo de Capinzal

  • Aldo Azevedo/Jornalista. -

Centro de reabilitação, agroindústria, sindicato e INSS leva Vereadores a usar Tribuna da Câmara Municipal

A liberdade de imprensa é espécie do gênero liberdade de expressão e está afeta ao direito fundamental de informação, portanto, a Reportagem de O TEMPO - um jornal de fato há 27 anos vem registrando as reuniões do Poder Legislativo de Capinzal, consequentemente, fizemos a cobertura também da sessão plenária ordinária realizada na terça-feira, 27 de Setembro, na Câmara Municipal de Vereadores Prefeito Irineu José Maestri e no plenário Edgar Lancini, presidida por Enio José Paggi (DEM).

Aprovada e assinada a Ata nº 2.879, de 2016, referente à Sessão Plenária do dia 20/09/2016. Leitura dos ofícios expedidos e recebidos.

Como nada constava na Ordem do Dia em termos de Projetos e outros trabalhos conduzidos pela Mesa Diretora, então passaram ao Expediente dos Vereadores, os quais estavam devidamente inscrito para fazer suas indicações para o Executivo Municipal, sendo eles:

- Senair Bressan (PMDB); Solicitou que a administração municipal reveja o segmento das crianças/adolescentes que estão internados na casa lar. Justificando que os mesmos estão ocasionando transtornos para a sociedade, quebrando os vidros do pavilhão da comunidade Leopoldo Mandic, loteamento Santa Teresinha.

- Alcidir Afonso Coronetti (PMDB): Sugeriu a pavimentação ao final da Rua 2 de Abril, no Loteamento Universitário, a adequação dos horários de ônibus juntamente com os moradores do Loteamento Novo Horizonte e Poente do Sol, a recuperação da Ponte que permite o acesso à propriedade de Laura Pelegrini, na Comunidade de Alto Residência.

Na PALAVRA LIVRE ausentou-se depois de ter cumprido a Ordem do Dia, Kelvis Borges (PP) devido a outros compromissos, sendo que as abstenções foram de Carlos Adriano Zocoli (PSDB), Cimara Moreira Baú (PMDB), Amarildo Pedro Fachin (PMDB). Usaram da palavra:

- Senair: Disse se fosse atendido 50% das indicações solicitadas feitas pelos Vereadores, o município seria mais atendido e não existiria tanta cobrança dos munícipes.

- Antonio Carlos Mantovani (PMDB): Informou sobre o trecho liga a Linha Residência a Alto Residência, por estar num estado precário  

- Valdelir Francisco de Souza (Jegue / PMDB): Fez uso da Tribuna, novamente cobrou a importância da apresentação do Plano Diretor do Município, sendo comunicado que levará mais 30 dias para ser encaminhada a resposta para a casa legislativa. Comunicou que na próxima reunião irá apresentar um Pedido de Informação ou Requerimento envolvendo um tramite sobre os funcionários da BRF, Sindicato, peritos do INSS e o Centro de Reabilitação. Disse que uma Senhora tem uma série de exames e teve a perícia negada, a qual vai recorrer via judicial. Segundo o Vereador um cidadão do loteamento Parizzotto quer saber que tipo de avalição é feita por um perito que não é especialista da área, negando pedido de especialista. Segundo Jegue era contra ter gastado em torno de dois milhões de reais na construção do Centro de Reabilitação sabendo que a Unidade Central da Saúde não tem sede própria de trabalho. Muitas pessoas reclamam que não estão aptas para o trabalho e voltam a atividade, não sendo o objetivo prejudicar quem quer que seja. O perito do INSS presta serviços e recebe salário, no entanto, não se sabe acordo que existe, porém, através de documento específico irão pedir a BRF e o Sindicato que defende a categoria. Quais os critérios aos afastados e até casos de aposentados voltarem ao trabalho? Segundo o Vereador não é uma crítica, e sim, chamar a atenção das autoridades na defesa do povo na busca de seus direitos adquiridos.   

- Cornetti também fez uso da Tribuna, sendo que falou sobre a importância de um bom planejamento na saúde, já que foi informado na audiência pública que a Prefeitura gastou oito milhões de reais nos últimos quatro meses, sendo que querem saber a onde foi gastado esse dinheiro. Quanto ao Centro de Reabilitação muito foi lutado para trazer para Capinzal, mas parece que não está sendo usado da maneira esperada, pois em 15 dias tem casos que são reabilitadas ao trabalho, sendo pouco tempo para quem apresenta sérios problemas. No passado se dava atestado para afastamento, agora a situação é outra, reclamada por muitos sem condições para o trabalho. Conforme Coronetti, deve sim recuperar as pessoas, mas com qualidade para poder dormir sem dor.    

O Presidente encerrou a sessão convocando os Vereadores para a Sessão Plenária no dia 4 de Outubro de 2016, às 19h.

Eleições municipais 2016 Anterior

Eleições municipais 2016

Política: Eleições 2016 Próximo

Política: Eleições 2016

Deixe seu comentário