logo RCN

Câmara Municipal de Vereadores de Zortéa

Sessão Ordinária

A sessão aconteceu no dia 22 de Junho de 2004, foi presidida por Roberto Menegaz

       Leitura discussão e votação da ata da sessão anterior. Leitura dos expedientes recebidos e expedidos. Leitura dos projetos de lei de autoria do PODER LEGISLATIVO:

PROJETO DE LEI N.º 001/2004

?Fixa O Subsídio Dos Vereadores Para A Legislatura  De 2005 A 2008 E  Dá Outras Providências?

PROJETO DE LEI N.º 002/2004

?Fixa O Subsídio Do Prefeito, Vice-Prefeito E Secretários Municipais Para O Período De 2005 A 2008 E  Dá Outras Providências?

Projeto De Lei Executivo N.º 002/2004

?Autoriza O Poder Executivo A Conceder Auxílio Financeiro A Entidade Que Menciona, Anula Dotação Orçamentária E Abre Crédito Especial?

Projeto De Lei Executivo N.º 004/2004

?Anula Dotações Orçamentárias E Suplementa Verbas?.

Ficam De Posse Das Comissões Competentes Para Análise

       Palavra livre:

       Ademir José Schimit:  comentou da sua participação juntamente com a equipe de Laço do município de Zortéa, na IX Festa da Cana-de-Açúcar em Celso Ramos, onde conquistaram o 1.º lugar na Laçada da Integração dos Municípios da AMPLASC, agradeceu ao Vilson Pelizzaro, Ivonei César Santos, Rogério Santos, Cesar Santos, Antonio Silva, Sergio Belotto, Valdir Sarmento, Alaor Carniel, Felipe Santos. Solicitou ao poder executivo a possibilidade de disponibilizar as máquinas da secretaria de obras, para realizar um trabalho de melhoria na cancha de laço do CTG Alvorada Campeira.

       Aldivo Surdi: Convidou para participarem da final do Campeonato de bochas na Cancha de Bocha do Telmo, no bairro Vista Alegre. Solicitou ao Poder Executivo  manutenção das canchas de bochas no município, principalmente nas dependências do Grêmio Lírio.

       Paulo José Francescki: novamente cobrou cascalhamento no acesso as propriedades dos srs. Claudemir Borin e José Bonassi. Comentou que dois cidadãos do município fizeram parte do programa renda mínima e reflorestamento, sendo que o atual Governo do Estado deu calote nesses agricultores e o repasse de verbas foi desviado, certamente para pagar o salário dos cargos de confiança das secretarias de desenvolvimento regionais. Solicitou envio de ofício a Equipe de Laço que representou o nosso município em Celso Ramos.

       Maria Roseli Susin: disse que até o último dia do mandato continuará pleiteando a concessão do vale alimentação aos servidores. Comentou da sua participação na 1.ª Conferência Estadual de Política para as Mulheres, nos dias 17 e 18, em Florianópolis, representando os vereadores da AMPLASC, (Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina), onde estiveram participando da conferência várias lideranças, destacou a presença da Ministra Emilia Fernandes, que muito bem abordou o tema Direitos e Deveres das Mulheres, Senadora Ideli Salvati, Deputada Federal Luci, e a representante das Ongs das mulheres negras. Reforçou o pedido do vereador Paulo para envio de ofício.

       Comunicação do Presidente da Câmara vereador Roberto Menegaz parabenizou a Equipe de Laço do município.

Convocação dos nobres pares para a sessão do dia 29 de junho de 2004.

       1.ª Conferência Estadual De Políticas Para Mulheres

O ano de 2004 é o ano da Mulher.

Aconteceu nos dias 17 e 18 de junho, o encontro em Florianópolis, que contou com a presença de muitas lideranças femininas, todas com o mesmo objetivo lutar pelos direitos da mulher.

A mulher em todo o país exerce os mesmos cargos que os homens, mas o nosso salário é sempre 50% a menos. Isso precisa mudar com urgência . Na oportunidade foi aprovado o Regimento proposto pela Secretaria  do Desenvolvimento Social, Urbano e Meio Ambiente com o objetivo de orientar e aperfeiçoar a vida profissional e social de todas. Precisamos que sejam criadas delegacias especializadas para mulheres no interior, que sejam construídos casas de abrigos para mulheres carentes, precisamos que o atendimento a saúde, seja mais completo principalmente as portadoras de doenças crônicas.

Nós mulheres precisamos estudar, participar da sociedade, porque somos seres humanos, porque temos direitos adquiridos.

No Brasil 33% das casas são chefiadas por mulheres. Nosso eleitorado é 52% e porque a mulher ocupa tão poucos cargos políticos, precisamos mudar já nas próximas eleições queremos mais mulheres no poder.

Não queremos mais direitos, mas queremos que os adquiridos sejam executados.

Nos dias 15,16,17 acontecerá em Brasília a Conferência Federal.

?Nós Mulheres fazemos a diferença para acabar com diferença?.

 

Maria Roseli Susin

Delegada da 8.ª Secretaria de Desenvolvimento Regional

 

 

 

Anterior

PP, PFL e PSDB firmam Coligação em Piratuba

Próximo

Câmara Municipal de Ouro

Deixe seu comentário