logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Deputados celebram Dia do Autismo e cobram investimentos na rede de apoio

Representantes do PSDB, PL, Podemos e PSD destacaram a passagem do Dia do Autismo e cobraram do estado e dos municípios mais investimentos na rede de apoio durante a sessão de quarta-feira (2), da Alesc.

“Um dia importante em que a gente fala sobre a conscientização e defesa das pessoas com transtorno do espectro autista e todo o espectro neuro divergente. Não é uma condição isolada, faz parte da diversidade humana e precisa ser tratada com políticas públicas”, apontou Dr Vicente Caropreso (PSDB).

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência alertou para o aumento dos casos diagnosticados e lembrou que as Apaes e Associações dos Amigos dos Autistas (AMEs) enfrentam esse aumento e precisam de mais recursos.

“Carecem de mais atenção no financiamento do estado e municípios”, insistiu.

Caropreso, que é médico neurologista e atende pacientes neuro divergentes, lembrou que a lei que criou a pensão para autista nível três é de sua autoria. O deputado também citou outras iniciativas da Alesc, como a criação do selo “autista a bordo”; a lei que concede validade indeterminada para laudos permanentes; e o acesso gratuito a medicamentos com base na cannabis.

Por outro lado, o parlamentar alertou para as curas estapafúrdias e as fake news que circulam nas redes. “Precisam ser combatidas”.

Alex Brasil (PL), Lucas Neves (Podemos) e Mário Motta (PSD) acompanharam Caropreso e também defenderam as causas dos autistas, como o diagnóstico precoce e o acesso a tratamentos e terapias.

“É importante acolher as famílias que convivem com esta realidade”, defendeu Brasil, que comemorou a conquista da AMA Floripa, que conseguiu a cessão de uso de um prédio público localizado em Capoeiras, na parte continental da capital, para desenvolver suas atividades.

“Fico satisfeito que temos deputados comprometidos com a causa do autismo”, avaliou Lucas Neves, que propôs aos colegas ir além do discurso. “Muito além daquilo que fala, é aquilo que faz. Falar de autismo não é só uma questão de sensibilidade, mas de responsabilidade, se cada um ir além do discurso, a gente consegue de fato fazer a diferença na vida das pessoas”.

Lucas anunciou o patrocínio, via emenda impositiva, de consultas e terapias em 30 municípios da Região Serrana, além de emenda da Bancada da Serra para a implantação da Cidade do Autista, em Lages.

“Reforço o compromisso que deve ser de todos nós, mais do que palavras a construção diária de uma sociedade verdadeiramente inclusiva. A primeira vez que tive contato com o autismo vi pais e familiares lutando incansavelmente pelo direito de viver plenamente sem barreiras que limitem oportunidades e sonhos”, discursou Motta.

O deputado anunciou recursos para a construção de camarotes sensoriais, próprios para autistas, nos estádios do Avaí e do Figueirense, em Florianópolis.

Inflação em alta
Lunelli (MDB) voltou a condenar a política econômica do governo federal, responsabilizando-a pelo aumento da inflação, principalmente dos alimentos.

“O povo brasileiro sente no bolso as consequências da inflação, sufocando as famílias e corroendo o salário dos trabalhadores. Cerca de 95% dos brasileiros afirmam sentir os efeitos dos preços dos alimentos”, informou Lunelli, que culpou o governo por gerar instabilidade e aumentar a dívida pública.

Para o deputado, a esquerda insiste em programas sociais que derivam em políticas desastrosas que causam inflação.

“Precisamos de menos estado e mais liberdade econômica, menos burocracia e mais incentivo ao empreendedorismo”, propôs o ex-prefeito de Jaraguá do Sul.

Documento entregue em casa
Napoleão Bernardes (PSD) revelou que a Casa da Moeda e a Polícia Federal estudam a possibilidade de entregar o passaporte no domicílio dos requerentes. O deputado apoiou a ideia e citou projeto de lei de sua autoria que prevê a entrega no domicílio do requerente de documentos expedidos pelo estado.

“Vai no guichê fazer o requerimento e no mais das vezes têm que voltar na mesma repartição para pegar o documento, um retrabalho que não faz sentido nenhum”, argumentou Napoleão, que defendeu a desburocratização e a simplificação dos procedimentos estatais.

Confiança no Rádio
Napoleão divulgou pesquisa que mostra que o rádio é a mídia mais confiável, obtendo 81% de confiança entre os ouvintes.

“Nosso estado tem muitas rádios e grandes talentos que fazem esse trabalho de utilidade pública, o rádio tem mais condições de estar presente em tempo real”, observou o ex-prefeito de Blumenau.

Mário Motta concordou com Napoleão, ponderou que as rádios e emissoras de televisão são concessões públicas e que os comunicadores, exceto os comentaristas, devem manter a imparcialidade.

Universidades dos EUA x Udesc e UFSC
Jessé Lopes (PL) revelou admiração pelo sistema educacional superior dos EUA, que não dispõe de universidades federais, mas estaduais e privadas.

“Lá não tem universidade federal, CLT, SUS, têm universidades estaduais, mas isso não quer dizer que são gratuitas, são pagas, mas são mais baratas para os que são do estado”, informou Jessé, que criticou a Udesc por aceitar alunos de outros estados. “Quase 40% dos alunos são de outros estados, os pais e a família não pagam impostos aqui, vem, estudam e vão embora”.

O deputado também criticou as bolsas vinculadas às cotas, bem como vagas em concursos destinados a pessoas trans, por exemplo. Jessé citou o caso de uma prova para residência em Anestesiologia, na UFSC, em que o candidato aprovado obteve nota 7,69, enquanto o candidato que tirou 7,8 não foi aprovado.

“Alguém consegue achar isso justo? Só um bitolado consegue justificar esse tipo de injustiça”.

Alex Brasil apoiou o colega e convidou os deputados para o acompanharem em uma audiência, ainda não marcada, no Ministério Público Federal (MPF), para cobrar providências contra as cotas da UFSC.


O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2

https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL

https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys

https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w  

Aprovado PL que prorroga prazo de dispensa de certidão negativa por hospitais Anterior

Aprovado PL que prorroga prazo de dispensa de certidão negativa por hospitais

Alterações no regime remuneratório dos militares e na estrutura da PC têm aval de Finanças Próximo

Alterações no regime remuneratório dos militares e na estrutura da PC têm aval de Finanças

Deixe seu comentário