Aeroporto de Chapecó passa a integrar nova Carteira de Investimento Público em Aeroportos Regionais
Deputada federal Daniela Reinehr vem conduzindo articulações técnicas e institucionais para que o aeroporto avance no estudo e planejamento de sua ampliação e modernização
O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso (XAP), de Chapecó, passou a integrar a nova Carteira de Investimento Público em Aeroportos Regionais do Governo Federal. A novidade — fruto da articulação política da deputada federal Daniela Reinehr (PL) e muito bem-vinda a todo o Oeste catarinense — foi anunciada nesta terça-feira (16), durante a apresentação oficial da carteira, em Brasília, pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
Integrante da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura e da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos, Daniela Reinehr vem conduzindo articulações técnicas e institucionais para que o aeroporto avance no estudo, planejamento, ampliação e modernização.
“O aeroporto de Chapecó é uma estrutura essencial para o desenvolvimento regional e precisa acompanhar o ritmo de crescimento do Oeste. Falamos de uma estrutura que conecta pessoas, negócios e cadeias produtivas. Planejar o seu futuro é garantir competitividade, inclusive, para o setor produtivo”, justifica.
Inaugurado em 1978 e localizado a cerca de 9 km do centro urbano, o Aeroporto Serafim Enoss Bertaso é reconhecido como um dos principais terminais do interior do país. Possui pista de 2.063 x 45 metros, funciona 24 horas por dia e atende voos regulares de companhias nacionais. Já ultrapassou a marca de 600 mil passageiros em 2024 e registrou, somente em outubro deste ano, o atendimento de mais de 60 mil viajantes, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado, o que evidencia sua relevância para Santa Catarina e também para regiões do Paraná e do Rio Grande do Sul.
“A inclusão do aeroporto na carteira permite avançar com critérios técnicos na avaliação da capacidade operacional e das possibilidades reais de expansão, alinhadas à dinâmica econômica da região”, avalia a deputada. Para ela, Santa Catarina precisa estar no centro das decisões estratégicas do país. “Chapecó tem vocação, movimento e relevância, e essa realidade deve ser considerada e respeitada na formulação das políticas nacionais”, conclui.
Para o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, a inclusão do Aeroporto de Chapecó na carteira de investimentos do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor)complementa os investimentos realizados pelo governo Jorginho Mello nos últimos anos, com foco em qualificar aeroportos regionais e desenvolver um setor estratégico para o Estado.
Recursos — Com a inserção do Aeroporto de Chapecó no Plano Nacional de Aviação, a deputada Daniela Reinehr já declarou que irá indicar emenda parlamentar para o estudo de viabilidade da ampliação da estrutura. A ideia é adiantar o projeto, para que, quando a obra de ampliação for liberada, o processo esteja ainda mais avançado.
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IENksRuv8qeLrmSgDRT5lQ
https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/
https://www.facebook.com/otempojornaldefato/
O Tempo de fato (@otempojornalfato) - Instagram
https://www.youtube.com/@otempojornaldefato
Deixe seu comentário