logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Aeroporto de Chapecó passa a integrar nova Carteira de Investimento Público em Aeroportos Regionais

Deputada federal Daniela Reinehr vem conduzindo articulações técnicas e institucionais para que o aeroporto avance no estudo e planejamento de sua ampliação e modernização


O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso (XAP), de Chapecó, passou a integrar a nova Carteira de Investimento Público em Aeroportos Regionais do Governo Federal. A novidade — fruto da articulação política da deputada federal Daniela Reinehr (PL) e muito bem-vinda a todo o Oeste catarinense — foi anunciada nesta terça-feira (16), durante a apresentação oficial da carteira, em Brasília, pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

Integrante da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura e da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos, Daniela Reinehr vem conduzindo articulações técnicas e institucionais para que o aeroporto avance no estudo, planejamento, ampliação e modernização.
O aeroporto de Chapecó é uma estrutura essencial para o desenvolvimento regional e precisa acompanhar o ritmo de crescimento do Oeste. Falamos de uma estrutura que conecta pessoas, negócios e cadeias produtivas. Planejar o seu futuro é garantir competitividade, inclusive, para o setor produtivo”, justifica.

Inaugurado em 1978 e localizado a cerca de 9 km do centro urbano, o Aeroporto Serafim Enoss Bertaso é reconhecido como um dos principais terminais do interior do país. Possui pista de 2.063 x 45 metros, funciona 24 horas por dia e atende voos regulares de companhias nacionais. Já ultrapassou a marca de 600 mil passageiros em 2024 e registrou, somente em outubro deste ano, o atendimento de mais de 60 mil viajantes, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado, o que evidencia sua relevância para Santa Catarina e também para regiões do Paraná e do Rio Grande do Sul.

A inclusão do aeroporto na carteira permite avançar com critérios técnicos na avaliação da capacidade operacional e das possibilidades reais de expansão, alinhadas à dinâmica econômica da região”, avalia a deputada. Para ela, Santa Catarina precisa estar no centro das decisões estratégicas do país. “Chapecó tem vocação, movimento e relevância, e essa realidade deve ser considerada e respeitada na formulação das políticas nacionais”, conclui.

Para o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, a inclusão do Aeroporto de Chapecó na carteira de investimentos do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor)complementa os investimentos realizados pelo governo Jorginho Mello nos últimos anos, com foco em qualificar aeroportos regionais e desenvolver um setor estratégico para o Estado.

Recursos — Com a inserção do Aeroporto de Chapecó no Plano Nacional de Aviação, a deputada Daniela Reinehr já declarou que irá indicar emenda parlamentar para o estudo de viabilidade da ampliação da estrutura. A ideia é adiantar o projeto, para que, quando a obra de ampliação for liberada, o processo esteja ainda mais avançado.


O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IENksRuv8qeLrmSgDRT5lQ

https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/

https://www.facebook.com/otempojornaldefato/

O Tempo de fato (@otempojornalfato) - Instagram

https://www.youtube.com/@otempojornaldefato

Aeroporto de Chapecó passa a integrar nova Carteira de Investimento Público em Aeroportos Regionais Anterior

Aeroporto de Chapecó passa a integrar nova Carteira de Investimento Público em Aeroportos Regionais

Karatê de Capinzal Perde uma Atleta Campeã Mundial Sarah Held Próximo

Karatê de Capinzal Perde uma Atleta Campeã Mundial Sarah Held

Deixe seu comentário