Ponto Uno Produções anuncia quatro grandes shows no mês de março em Santa Catarina |
Vereador Adriano sugere transformar Capinzal numa indústria sem chaminé
Vereador Adriano sugere transformar Capinzal numa indústria sem chaminé: sendo o caminho o turismo
É de grande sabedoria de todos que o turismo vem se constituindo num fenômeno de grande importância no contexto econômico-social brasileiro, pois envolve o somatório de recursos naturais do meio ambiente, culturais, sociais e econômicos e suas inter-relações.
Capinzal precisa de uma indústria sem chaminé: Atividade turística.
No último sábado, o vereador Carlos Adriano Zocoli (PSDB) teve a honra de visitar o ARTESANATO SARTORI e também a loja MÃE NATUREZA ARTE, ambos situados à Rua Dona Linda Santos, em frente da Escola Belisário Pena.
Referente ao Artesanato Sartori, o mesmo possui várias obras de arte, feitas pelo artista plástico, artesão e historiador Antoninho Sartori (Cidadão Honorário de Capinzal), sendo que as peças e utensílios lá expostos, não são para venda, mas, que representam a história de Capinzal, Ouro e região.
Quanto a loja MÃE NATUREZA ARTE, é a mais nova opção para Capinzal e região, o artesanato manual, com destaque às esculturas em madeira, sendo que abriu suas portas na manhã de sábado, do último 10 de Maio.
O artesão e artista plástico Henrique Varela Paim Júnior, teve a oportunidade de expor suas obras de arte por diversas vezes em Capinzal, com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o que lhe possibilitou para que fosse possível mostrar os trabalhos manuais aos olhos dos capinzalenses, ourense e visitantes.
Sabemos dos importantes programas que estão sendo realizados pela Diretoria de Cultura, a exemplo da “Gibiteca” da Biblioteca Pública sendo o Entardecer Cultural, a 12ª Semana Nacional de Museus, Mostra museológica no Ateneu Clube; Coral com músicas inéditas “Projeto cultura aonde quer que eu vá"; exibições de filmes e apresentações teatrais; escolas de música – da canção – de dança e muito mais. Ainda Oficina de Artes Cênicas; Escola Municipal de Música - Levando Cultura às ruas, Pontotecas: A qualidade dos livros e da leitura disponibilizada é indiscutível, disponíveis nos pontos de ônibus urbanos e muito mais, ponto forte para facilitar o gosto e a prática da leitura.
Baseada no que O TEMPO – um jornal de fato já descreveu ser importante realizar eventos culturais para nossa gente e nossa terra, porém, precisamos transformar nosso Município numa INDÚSTRIA SEM CHAMINÉ: SENDO O CAMINHO O TURISMO.
Temos pontos turísticos a exemplo da ponte Pênsil Padre Mathias Michellizza, Museu Histórico, estrada de ferro, caixa d’água que matou a sede da Maria Fumaça, igreja matriz, olarias em funcionamento e as em ruína, atividade agropecuária, grande agroindústria, indústria de pastas, cascatas, cavernas do Avaí (Ricardópolis) ainda não explorada pelo poder público e nem pela iniciativa privada. Também temos o Restaurante do Cabeção, numa edificação que lembra a tradição de querência, construída pelo CTG Sinuelo do Vale.
A intenção e o objetivo, levando em conta o comércio, que se crie um roteiro de visitação e até de estadia, para trazer turistas para conhecerem nossa cultura e também levarem produtos, consequentemente, o mais importante: gerar renda.
Um dos caminhos é formar parceria com municípios turísticos, a exemplo de Piratuba, Treze Tílias, que fazem parte do pacote de visitação e atrativos, pois, desta maneira ganha a sociedade, o comércio e o poder público, enriquecendo sua educação e cultura, ainda favorece para a geração de renda.
O objetivo desta visita foi identificar as relações existentes entre a economia e o turismo para o desenvolvimento do nosso Município.
De uma maneira geral, pode-se dizer que o turismo gera crescimento para a região, na medida em que oportuniza a localidade uma qualidade ambiental e de vida melhor. Assim,
Os recursos ambientais desempenham funções econômicas importantes, entendidas estas comoqualquer serviço que contribua para a melhoria do bem-estar, do padrão de vida e para odesenvolvimento econômico e social.
Nota do vereador Carlos Adriano Zocoli (PSDB - Tenho certeza de que o turismo é passível de crescimento e desenvolvimento mesmo onde não há esta prática. Quero agradecer o apoio nesta visita do jornalista Aldo Azevedo. Para que todos sejam conhecedores: Luiz Alcides Dambros é formado em Turismólogo (Formado em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI), no Campus Balneário Camboriú.
Loja Mãe Natureza Arte: Antoninho, Adriano, namorados Henrique Júnior e Kelli Rosa, ainda Tobias Paulo da Silva.
Artesanato Sartori: Adriano, professor aposentado Eugênio Savaris e Antoninho diante da réplica da antiga colégio Santa Catarina, hoje, Mater Dolorum.
Deixe seu comentário