logo RCN

Vereador Adriano sugere transformar Capinzal numa indústria sem chaminé

Vereador Adriano sugere transformar Capinzal numa indústria sem chaminé: sendo o caminho o turismo

 É de grande sabedoria de todos que o turismo vem se constituindo num fenômeno de grande importância no contexto econômico-social brasileiro, pois envolve o somatório de recursos naturais do meio ambiente, culturais, sociais e econômicos e suas inter-relações.

Capinzal precisa de uma indústria sem chaminé: Atividade turística.

No último sábado, o vereador Carlos Adriano Zocoli (PSDB) teve a honra de visitar o ARTESANATO SARTORI e também a loja MÃE NATUREZA ARTE, ambos situados à Rua Dona Linda Santos, em frente da Escola Belisário Pena.

Referente ao Artesanato Sartori, o mesmo possui várias obras de arte, feitas pelo artista plástico, artesão e historiador Antoninho Sartori (Cidadão Honorário de Capinzal), sendo que as peças e utensílios lá expostos, não são para venda, mas, que representam a história de Capinzal, Ouro e região.

Quanto a loja MÃE NATUREZA ARTE, é a mais nova opção para Capinzal e região, o artesanato manual, com destaque às esculturas em madeira, sendo que abriu suas portas na manhã de sábado, do último 10 de Maio.

O artesão e artista plástico Henrique Varela Paim Júnior, teve a oportunidade de expor suas obras de arte por diversas vezes em Capinzal, com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o que lhe possibilitou para que fosse possível mostrar os trabalhos manuais aos olhos dos capinzalenses, ourense e visitantes.

Sabemos dos importantes programas que estão sendo realizados pela Diretoria de Cultura, a exemplo da “Gibiteca” da Biblioteca Pública sendo o Entardecer Cultural, a 12ª Semana Nacional de Museus, Mostra museológica no Ateneu Clube; Coral com músicas inéditas “Projeto cultura aonde quer que eu vá"; exibições de filmes e apresentações teatrais; escolas de música – da canção – de dança e muito mais. Ainda Oficina de Artes Cênicas; Escola Municipal de Música - Levando Cultura às ruas, Pontotecas: A qualidade dos livros e da leitura disponibilizada é indiscutível, disponíveis nos pontos de ônibus urbanos e muito mais, ponto forte para facilitar o gosto e a prática da leitura.

Baseada no que O TEMPO – um jornal de fato já descreveu ser importante realizar eventos culturais para nossa gente e nossa terra, porém, precisamos transformar nosso Município numa INDÚSTRIA SEM CHAMINÉ: SENDO O CAMINHO O TURISMO.

Temos pontos turísticos a exemplo da ponte Pênsil Padre Mathias Michellizza, Museu Histórico, estrada de ferro, caixa d’água que matou a sede da Maria Fumaça, igreja matriz, olarias em funcionamento e as em ruína, atividade agropecuária, grande agroindústria, indústria de pastas, cascatas, cavernas do Avaí (Ricardópolis) ainda não explorada pelo poder público e nem pela iniciativa privada. Também temos o Restaurante do Cabeção, numa edificação que lembra a tradição de querência, construída pelo CTG Sinuelo do Vale.

A intenção e o objetivo, levando em conta o comércio, que se crie um roteiro de visitação e até de estadia, para trazer turistas para conhecerem nossa cultura e também levarem produtos, consequentemente, o mais importante: gerar renda.

Um dos caminhos é formar parceria com municípios turísticos, a exemplo de Piratuba, Treze Tílias, que fazem parte do pacote de visitação e atrativos, pois, desta maneira ganha a sociedade, o comércio e o poder público, enriquecendo sua educação e cultura, ainda favorece para a geração de renda. 

O objetivo desta visita foi identificar as relações existentes entre a economia e o turismo para o desenvolvimento do nosso Município.

De uma maneira geral, pode-se dizer que o turismo gera crescimento para a região, na medida em que oportuniza a localidade uma qualidade ambiental e de vida melhor. Assim,

Os recursos ambientais desempenham funções econômicas importantes, entendidas estas comoqualquer serviço que contribua para a melhoria do bem-estar, do padrão de vida e para odesenvolvimento econômico e social.

Nota do vereador Carlos Adriano Zocoli (PSDB - Tenho certeza de que o turismo é passível de crescimento e desenvolvimento mesmo onde não há esta prática. Quero agradecer o apoio nesta visita do jornalista Aldo Azevedo. Para que todos sejam conhecedores: Luiz Alcides Dambros é formado em Turismólogo (Formado em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI), no Campus Balneário Camboriú.

 

Loja Mãe Natureza Arte: Antoninho, Adriano, namorados Henrique Júnior e Kelli Rosa, ainda Tobias Paulo da Silva.

Artesanato Sartori: Adriano, professor aposentado Eugênio Savaris e Antoninho diante da réplica da antiga colégio Santa Catarina, hoje, Mater Dolorum.

 

 

Uma missão contagiante Anterior

Uma missão contagiante

Não tenha medo do novo Próximo

Não tenha medo do novo

Deixe seu comentário