Campos Novos define representantes para as comemorações dos 145 anos |
Vereador Penteado esclarece sobre projeto de lei da remuneração dos servidores públicos de Capinzal
A Prefeitura passa percentual para a Câmara de Vereadores, no entanto, sobra dinheiro por não ter no que investir, então é fácil conceder maior reajuste aos oito funcionários e julga-se de maneira injusta o Executivo com um quadro funcional bem maior
Ouça na integra áudio (sonora) acessando o seguinte link / http://www.adjorisc.com.br/jornais/otempo/audio
Na sessão plenária ordinária da Câmara Municipal de Capinzal realizada na terça-feira, 20 de Maio, no Expediente do vereador, o líder de Governo, Aldair Brandão (Penteado), comentou o Projeto de Lei nº 24, de 2014, concede revisão geral anual de 5,82% sobre as remunerações dos servidores públicos municipais e os subsídios dos agentes políticos municipais.
Penteado falou com o vice-prefeito e o presidente do Sindicado dos Funcionários Públicos, então se comprometeu em conseguir com o Prefeito uma reposição salarial, primeiro levantar em conta como se encontra a folha de pagamento, até porque essa situação foi criada em 2011, o que ficará mais agravada daqui para frente.
A votação da aprovação do mencionado valor, possibilitou que o quadro funcional venha receber o aumento salarial no corrente mês, sendo de certa forma um ganho. Para Penteado, o repasse que é destinado pela Prefeitura a Casa Legislativa, não se consegue gastar mensalmente todo o dinheiro que é encaminhado pelo Executivo, então anualmente é devolvido grande importância. “Por isto que podemos dar aumento para os oito funcionários desta Casa, já com o Executivo é bem diferente, pois o quadro funcional é bem maior, pois, por exemplo, um por cento de aumento significa bem mais, mas, 2,5% para o Legislativo praticamente não significa nada. O Presidente está de parabéns por conceder os 2,5% de reajuste salarial, poderia dar maior valor se quisesse. Nesta Casa sobra e tem dinheiro de sobra, por não fazer investimento nenhum, não faz obras e nem serviços de educação, saúde, infraestrutura para gastar dinheiro público em prol da coletividade capinzalense. O dinheiro só vem aqui para ser gasto. O Executivo sim tem de executar obras e serviços na suas Secretarias e Diretorias. Ainda quando se firma convênio com o Estado e Federal, a Prefeitura tem de dispor da contrapartida para que seja possível fazer obras, sendo investimentos do Município”, assim Penteado mostrou a diferença entre os dois Poderes.
Quando existe um desenvolvimento do Município, também cresce o número de população e passa a necessidade de contratar mais funcionários públicos (professores – auxiliares – cozinheira - faxineira, mais médicos, enfermeiros, operadores de máquinas e muito mais). Aumenta os gastos, sendo que a receita está estável: não teve aumento.
Quanto às obras começadas e não terminadas, quando inicia algo mal planejado, com recursos de mais de dois milhões do Governo do Estado repassados na época para construir os ginásios de esportes dos loteamentos Parizzoto e Santa Maria, também ao distrito de Alto Alegre (ginásio de esportes e reforma da Escola). Obras mal planejadas que não tem orçamento para fazer, sendo má aplicação do dinheiro público, consequentemente, os recursos não foram bem administrados.
Penteado parabenizou o secretário da Saúde de Capinzal, administrando com 17% mensal, sendo que não tem mais fila no posto de saúde como antigamente, pois, o pessoal chegava meia noite para pode conseguir uma ficha de atendimento. Joinvile são 35% aplicados na Saúde, então, Capinzal com 17% está muito bem sem ter nenhum programa federal. A Saúde Capinzal é uma referência para o Estado de Santa Catarina, com considerável melhoria.
“Estou há 12 anos na Casa Legislativa, mas, nunca vi o Vereador neste período cobrar um reajuste aos funcionários públicos, então é fácil fazer um discurso inflamável. Nunca brigou por um salário justo para o funcionário público quando foi presidente do Sindicato. Senhor Presidente, Eu gostaria de saber quanto o Senhor pegou a mais em dinheiro ao assumir a presidência”, assim se expressou Penteado.
http://www.adjorisc.com.br/jornais/otempo/audio
Obs: Mais informações no site e no facebook.
Deixe seu comentário