logo RCN

Vários pedidos para melhorias na infraestrutura

Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Vereadores de Concórdia

 Foram apresentadas 10 proposições dos vereadores durante a sessão desta quarta-feira, 17. A maioria delas tratou de melhorias na infraestrutura do município, principalmente na área rural. Os pedidos trataram de manutenção em estradas, acessos a propriedades, instalação de lombada física, escadaria, britagem, troca de abrigo de passageiros, entre outros. A doação de sangue, reajuste aos médicos veterinários e a antiga problemática da Casan também tiveram espaço na tribuna.

Edilson Massocco (PMDB) relatou o que viu em algumas comunidades do interior, em visita realizada na tarde de terça-feira. Segundo ele, alguns agricultores estão cansados de fazer solicitações e aguardar pelos serviços. “Relataram que em alguns lugares tem 10 anos que não entra uma patrola em acessos de propriedades e estradas secundárias”, disse o vereador, ressaltando que os moradores têm até dificuldade de sair de carro, pois há um degrau de até 30cm do acesso em relação a estrada principal. “Passaram tantas vezes com as máquinas na estrada principal e não ajustaram a entrada da propriedade”, explicou Massocco.

Segundo o vereador peemedebista, está havendo preocupação somente com as estradas principais, mas as secundárias e os acessos das propriedades são tão importantes, pois são a passagem para caminhões para a escoação da produção e entrega de implementos. As cinco indicações de Massoco contemplam alargamento no campo de futebol suíço do SER Cristal da comunidade de Cristo Rei, melhorias na estrada geral de Lageado dos Pintos e Três Barras , relocação de ponte em Linha Saracura, que liga a 1º de Setembro, além de melhorias no acesso a propriedade de Honorindo Lazarin, em Alto Suruvi.

Indicações

Artêmio Ortigara (PMDB) sugeriu a britagem na rua que dá acesso ao Centro Comunitário do bairro Fragosos e melhorias no cemitério da comunidade da comunidade de São José. Marilane Fiametti Stuani (PMDB) propôs que o abrigo de passageiros da rua Marechal Deodoro, ao lado do portão da prefeitura, seja instalado do lado esquerdo da rua. A vereadora também sugeriu que seja construída uma escadaria na subida da rua Alexandre Lorenzetti, que dá acesso à UPA, facilitando o deslocamento da população até a Unidade. Evandro Pegoraro (PT) solicitou a instalação de uma lombada física na rua Pataxós, nº119, bairro Itaíba.

Doação

O presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Luciano Pacheco (PSDB), usou a tribuna para relatar visita feita a Feira do Conhecimento, realizada no último dia 12, no ginásio da UnC. Pacheco fez questão de ressaltar um dos trabalhos que conheceu, que trata da doação de sangue. Segundo dados das estudantes da Escola Mansueto Boff, autoras do trabalho, Camila Turmina e Fernanda Zanella, no Brasil 1,9% da população é doador de sangue, enquanto a média mundial chega a 5%. Já em Concórdia, a situação é mais preocupante, sendo que 0,33% da população doa, cerca de 240 pessoas por mês. Por isso, Pacheco sugeriu a indicação de  uma data para que os vereadores e servidores do Legislativo façam a doação.

Veterinários

O vereador Massocco retornou a tribuna durante o pequeno expediente para mais uma vez cobrar o Projeto de Lei, que terá que partir do Executivo, para o reajuste salarial dos médicos veterinários, conforme legislação nacional. Massocco disse que o projeto já deveria ter vindo, ou melhor, ter sido contemplado juntamente com o dos engenheiros e arquitetos. “Se comprometeram em enviar ainda neste ano, mas já recebi informações que ficará para o próximo ano. Se isso realmente ocorrer vamos tomar outras providências, pois estaremos tratando profissionais com desigualdade, ferindo a constituição”, destacou, ressaltando que se foi possível atender 17 profissionais (no caso dos engenheiros e arquitetos), porque está difícil atender três veterinários.

Legislativo conhece trabalhos apresentados na Mocisc Anterior

Legislativo conhece trabalhos apresentados na Mocisc

Legislativo ourense aprova a criação do cargo de Diretor de Esportes Próximo

Legislativo ourense aprova a criação do cargo de Diretor de Esportes

Deixe seu comentário