Legislativo conhece trabalhos apresentados na Mocisc
Mostra Científica da Região do Contestado (Mocisc).
Foram vários os assuntos abordados durante a Mostra Científica da Região do Contestado (Mocisc), realizada no último dia 12, no ginásio da UnC Concórdia. Os trabalhos desenvolvidos por alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual, municipal, federal e particular, retrataram aspectos do município, incluindo problemas e apontando soluções. A Câmara de Vereadores, por meio do presidente Rogério Luciano Pacheco, participou da Mostra e conheceu alguns trabalhos. Um deles acabou sendo citado por Pacheco, durante a sessão desta quarta-feira, 17.
O presidente do Legislativo destacou o empenho e a criatividade dos estudantes, que apontaram dados importantes, que acabam desapercebidos pela população. Pacheco demonstrou-se preocupado com os dados coletados pelo trabalho “Sangue: essencial à vida”, das alunas Camila Turmina e Fernanda Zanella, da Escola Municipal Mansueto Boff. Segundo dados das estudantes, no Brasil 1,9% da população são doadores de sangue, enquanto a média mundial chega a 5%. Já em Concórdia, a situação é mais preocupante, sendo que 0,33% da população fazem doações, cerca de 240 pessoas por mês. Por isso, Pacheco sugeriu a indicação de uma data para que os vereadores e servidores do Legislativo façam a doação e contribuam para que o índice cresça.
Outro trabalho de destaque da Mostra tratou do Lajeado Sabão, córrego que atravessa parte da cidade de Concórdia. Com o trabalho “Água em nossa vida: Conhecendo o Caminho do Lajeado Sabão”, os alunos Bernardo Comin e Talia, da Escola Olavo Cecco Rigon, apresentaram dados do ph da água, além de problemas e consequências que o córrego oferece para a cidade. A Mocisc, que incluiu Feira de Ciência e Tecnologia e Feira de Matemática, foi promovida pela Universidade do Contestado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Concórdia, por meio da Gerência de Educação.
Deixe seu comentário