logo RCN

Unoesc realiza o II Seminário de Iniciação à Docência

II Seminário de Iniciação à Docência


 

A Unoesc realizou na última sexta-feira o II Seminário de Iniciação à Docência, vinculado ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes). O evento ocorreu no Campus de Xanxerê reunindo 260 participantes de Joaçaba, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê.

A programação iniciou pela manhã com uma conferência sobre os desafios da docência educativa no século XXI, ministrada pelo professor Dr. Roque Strieder, do Mestrado em Educação. Ao decorrer do dia, compreendeu relatos das vivências e oficinas sobre diferentes temáticas, como arte-educação e interdisciplinaridade, arte na educação, metodologia de resolução de situações-problema, multimeios e educação, resgate cultural e psicomotricidade.

De acordo com a coordenadora institucional do PIBID na Unoesc, professora Terezinha Ivone Vian Valmorbida, o evento visava propiciar aos participantes a compreensão da importância dos valores humanos que estão contidos em todas as manifestações escolares, incentivar a inovação e a diversificação das experiências pedagógicas, discutir os desafios do processo de ensino-aprendizagem e proporcionar um espaço de reflexão, produção e de circulação de conhecimentos referente às vivências construídas nos projetos desenvolvidos em escolas da região a partir da Unoesc e por meio do PIBID.

- Foi um momento privilegiado para a troca de experiências e de articulação para novas propostas que venham a acontecer no desenvolvimento das atividades pedagógicas – diz ela.

 

 O PIBID na Unoesc

O PIBID é um programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), órgão vinculado ao Governo Federal, que concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Na Unoesc, contempla oito projetos em quatro diferentes Campi: Joaçaba (com os cursos de Letras e Pedagogia), São Miguel do Oeste (Pedagogia), Videira (Artes Visuais e Pedagogia) e Xanxerê (Educação Física, História e Pedagogia).

Envolve, no total, 257 bolsistas, entre as diferentes modalidades de bolsa: iniciação (acadêmicos de cursos de Licenciatura), supervisores das escolas conveniadas (professores de escolas públicas) e coordenadores dos projetos (coordenadores de cursos da Unoesc).

A atuação dos projetos da Unoesc por meio do PIBID atinge 36 escolas municipais e estaduais situadas em 10 municípios.(Matéria produzida com a colaboração e fotografia da assessoria de imprensa da Unoesc Xanxerê).

Bruna Santos de Andrade

 

 

Educação Anterior

Educação

Campos Novos: Prefeitura está investimento mais de R$ 300 mil em serviços de drenagem Próximo

Campos Novos: Prefeitura está investimento mais de R$ 300 mil em serviços de drenagem

Deixe seu comentário