Altair Silva busca estratégia inspirada em Uberlândia para expandir o agronegócio em SC |
Senar/SC inicia Programa Empreendedor Rural Soldado Cidadão
-
- Programa é desenvolvido na Base Aérea de Florianópolis
Com o objetivo de desenvolver competências empreendedoras e preparar líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com a Base Aérea de Florianópolis (BAFL) e o Sindicato Rural de Florianópolis, iniciou o Programa Empreendedor Rural - Soldado Cidadão. Ao todo 21 soldados em serviço militar participam do programa que tem carga horária de 160 horas e é voltado para jovens oriundos do meio rural que desejam empreender no campo.
As aulas ocorrem na base área em Florianópolis e são realizadas em parceria com o Sindicato Rural de Florianópolis. "Ficamos muito honrados em fazer parte dessa parceria com o Sistema Faesc/Senar e a Base Aérea de Florianópolis, levando conhecimento a esses jovens para que mais à frente possam representar nosso Brasil e levar os conhecimentos adquiridos com esse projeto que é de muita importância para todos os envolvidos. Que este programa faça a diferença na vida pessoal e profissional desses jovens que muito tem a contribuir com o desenvolvimento do nosso País", destaca o presidente do Sindicato Rural de Florianópolis, Pedro Cavalheiro de Almeida.
Os prestadores de serviço em instrutoria do Senar/SC Valdir Airton Ramthum e o Ivania Begnini Zingler ministrarão as aulas. Segundo Ivania, o objetivo das aulas é capacitar os soldados para que quando retornem para o mercado de trabalho estejam aptos a buscar um emprego ou a abrir seus negócios na área rural. "O PER trabalha com três focos: disseminação de conhecimento nas áreas de empreendedorismo e seus afins, desenvolvimento humano e elaboração do projeto técnico. Mesmo sendo com enfoque no agro este curso pode ser aplicado em qualquer área em decorrência de sua ampla abrangência".
De acordo com a tenente Juliane Druta da Rosa Silvano, representante local do Projeto Soldado Cidadão na BAFL, o Projeto Soldado Cidadão é uma iniciativa do Ministério da Defesa que tem a finalidade de qualificar social e profissionalmente jovens que prestam o serviço militar para o futuro ingresso no mercado de trabalho, através de cursos profissionalizantes.
A coordenadora estadual do programa Nayana Bittencourt explica que participam desta turma produtores, filhos de produtores e militares que tem afinidade com o meio rural, e estão realizando o serviço militar temporário, e que posteriormente poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o programa.
O Programa Empreendedor Rural, ofertado pelo SENAR à Base Aérea de Florianópolis, tem sido uma oportunidade bastante significativa para os jovens envolvidos e, sem dúvidas, atende ao objetivo do Projeto Soldado Cidadão de capacitar militares em serviço militar temporário para o futuro ingresso no mercado de trabalho.
"O participante torna-se apto a atuar na administração de propriedades em regime de economia familiar, contribuindo para o desenvolvimento e expansão da produtividade e rentabilidade", observa o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
O curso terá duração aproximada de cinco meses e será dividido em oito módulos que abordarão: empreendedorismo rural; especificidades do setor agropecuário, propriedade e produtor; planejamento; cadeias produtivas; educação para a cidadania; legislação e administração da empresa rural e projetos.
A iniciativa valoriza o empreendedorismo, o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto de melhoramento, ampliação ou implantação de uma nova atividade rural.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que após concluírem o tempo de serviço militar, os jovens retornarão para as propriedades rurais com a qualificação necessária para empreender, contribuindo com a expansão da produção e consequentemente o crescimento do setor primário da economia. "Santa Catarina, assim como outros Estados, precisa reconverter as propriedades para novos processos produtivos, sendo assim a formação de novos líderes é fundamental. O PER Soldado Cidadão é mais uma oportunidade de qualificação gratuita para que esses jovens retornem às suas propriedades munidos de informações e conhecimentos para inovar e dar continuidade ao trabalho de maneira tenrificada e atualizada".
MARCOS A. BEDIN
Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP
Matrícula SJPSC 0172
MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Deixe seu comentário