Reunião do Comitê Intersetorial de Combate à Dengue em Zortéa: Planejamento e Ações para o “Dia D” |
Seminários de Pesquisa e Iniciação Científica da Unoesc
Seminários de Pesquisa e Iniciação Científica da Unoesc alertam para a importância da socialização dos projetos.
Seminários de Pesquisa e Iniciação Científica da Unoesc alertam para a importância da socialização dos projetos
Evento apresentou 172 projetos de pesquisa voltados ao desenvolvimento regional
A pesquisa de Iniciação Cientifica é feita por um acadêmico-pesquisador e acompanhada por um professor-orientador. Já a pesquisa é, esporadicamente, realizada por um acadêmico-pesquisador. No entanto, a maior parte das vagas é preenchida por professores-pesquisadores, para poderem aprimorar o conhecimento.
A abertura do evento contou com a presença de dirigentes de toda a Unoesc. O reitor da Universidade, professor Aristides Cimadon, frisou que a pesquisa promove o desenvolvimento regional. ?As pesquisas permitem que se tomem iniciativas e a intervenção ou construção de novos negócios, ou projetos de empresas, de máquinas. Essa produção de conhecimento é o que faz com que uma região possa buscar novas formas de produção para o desenvolvimento.?
O vice-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Luiz Carlos Lückmann destacou que os bons professores da Unoesc foram bolsistas em seus cursos de graduação. ?Este programa tem dado bons frutos. A maioria dos bolsistas que recebem o benefício do Ministério da Ciência e Tecnologia, pelo CNPq, acaba se encaminhando para o mestrado e, inclusive para o doutorado. Infelizmente, temos no Brasil uma política de Ciência e Tecnologia que tem dificuldade de reter aqui os doutores, que acabam deixando o Brasil e levando seus conhecimentos para outros países. Precisamos mudar essa situação?, afirma.
O evento também indicou, por meio da Fundação de Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc) projetos que concorrerão ao Prêmio Mérito Universitário, que premiará as pesquisas de destaque entre as Universidades de Santa Catarina.
AS ATIVIDADES
A palestra de abertura do Seminário, intitulada ?Pesquisa para o Desenvolvimento Regional?, foi realizada pelo doutor em Geografia e professor da Furb, Ivo Theis. Ele criticou a falta de socialização das pesquisas feitas pelas universidades brasileiras.
?Em primeiro lugar, precisamos pensar no conhecimento que seja adequado a cada região, portanto, que atenda às necessidades regionais. No caso específico da Unoesc, ela vem fazendo isso, a exemplo do que foi trazido para este seminário. Ao invés de gerarmos conhecimento que simplesmente circulará em periódicos indexados internacionalmente, vamos gerar conhecimento que pode ser apropriado pelas comunidades regionais. Ou seja, o conhecimento precisa gerar ação na sociedade. E isso pode acontecer com parcerias ou aplicação de projetos com empresas ou órgãos públicos?, salientou.
Na tarde do dia 5 e manhã do dia 6 de setembro, foram feitas as apresentações orais de acadêmicos-pesquisadores e professores-pesquisadores dos quatro campi. Cada bolsista foi acompanhado pelo professor-orientador, sendo avaliado e questionado pela banca com profissionais da área. Os bolsistas e os professores também expuseram pôsteres das pesquisas nos corredores do Campus A, em São Miguel, permitindo que os mais de três mil acadêmicos que estudam em São Miguel do oeste pudessem verificar dados de cada uma dos 172 projetos de pesquisa desenvolvidos.
Na tarde do dia 6, foi realizado o encerramento do evento. A editora Unoesc fez o lançamento das últimas publicações, tanto de periódicos quanto de livros. Muitos dos artigos publicados resultam de atividades de pesquisa. Também foi aberto espaço ao Comitê de Ética da universidade para esclarecimentos.
Os seminários encerraram com a entrega das premiações dos cinco melhores trabalhos de cada área de conhecimento. O primeiro lugar recebeu troféu, e os demais certificados de menção honrosa. Os indicados ao Prêmio Mérito Universitário também receberão menção, e, posteriormente, participarão da disputa estadual.
Na opinião do Vice-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, professor Luiz Carlos Lückmann, ?os relatórios de pesquisas foram de alta qualidade. A avaliação foi feita pela parte da manhã de quinta-feira pelos consultores do CNPq, que aqui estiveram presentes e fizeram uma avaliação positiva. Também participaram da avaliação professores doutores de outras universidades, que também tiveram uma avaliação positiva. Estas pesquisas são vitais para a universidade e para a melhoria regional, no qual o seu objetivo foi de contribuir para o desenvolvimento do Oeste catarinense?.
Deixe seu comentário