Ponte Hercílio Luz chega aos 100 anos em 2026 com atrações especiais na programação |
Seminário da FETIAESC aperfeiçoa Saúde e Segurança do Trabalhador
Líderes sindicais querem mais atenção à saúde e segurança dos trabalhadores
Capinzal/SC (23.11.2012) - Os presidentes dos sindicatos que integram o Grupo da Alimentação de Santa Catarina receberam as mais variadas informações e orientações sobre a saúde e segurança dos trabalhadores, em concorrido seminário. Durante toda a quinta-feira (22 de novembro) os dirigentes aperfeiçoaram expediência e obtiveram mais conhecimento sobre temas que causam apreensão ao meio sindical devido às carências registradas.
O seminário sobre “Saúde e Segurança do Trabalhador” foi promovido pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Alimentação de Santa Catarina – FETIAESC. Realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Alimentação de Capinzal - SINDICADEZAL, o evento “atendeu plenamente os objetivos”, resumiu o presidente da federação Miguel Padilha.
Ele explica que a reciclagem é uma necessidade para que as lideranças estejam munidas das informações “que lhes deem suporte, melhorando a atuação em defesa das classes representadas”. A questão é muito complexa e requer eficazes ações e medidas que minimizem a preocupação do movimento sindical e o sofrimento dos trabalhadores. Existe enorme carência nestes setores apesar do voraz combate do movimento sindical. Padilha destaca, no entanto, que equacionamento adequado “depende quase que exclusivamente dos governos e participação da sociedade”.
O Plano Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador foi tema da palestra da advogada Carmen Pinto. O plano elaborado por comissão tripartite foi esmiuçado pela palestrante, que elucidou eventuais dúvidas do público. Concorrida também foi a explanação feita pelo advogado Diego Ferraz em sua palestra sobre Segurança do Trabalho e as repercussões jurídicas do acidente de trabalho, prevenção, direitos dos trabalhadores, encaminhamento de processos e das ações. Extenso debate jurídico sobre questões trabalhistas esteve sob coordenação do assessor jurídico da FETIAESC, advogado Waldir dos Santos.
Na escola - Outro palestrante foi o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, deputado estadual Neodi Saretta. Ele apresentou um conjunto de ações já encaminhadas ou em processo de formação. Entre as iniciativas, um exemplo é o projeto de lei incluindo nos currículos escolares de Santa Catarina conteúdo relacionado às leis normas e convenções trabalhistas, tratados internacionais, prevenção de riscos profissionais, segurança e saúde do trabalhador e meio ambiente do trabalho.
Paralelo os dirigentes trataram de temas como os avanços do projeto para a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, a NR dos Frigoríficos, o combate às doenças ocupacionais, fator previdenciário entre outras questões de relevância nacional. As negociações buscando reajuste ao Piso Salarial de Santa Catarina também ganhou espaço no seminário, considerado como “muito produtivo e de grande aproveitamento”, pela liderança sindical presente.
Assessoria de Imprensa FETIAESC
Foto: Líderes sindicais querem mais atenção à saúde e segurança dos trabalhadores
Osvaldo Mafra (presidente da Força Sindical de SC), Miguel Padilha (presidente da FETIAESC), Ludovino Soccol presidente do Sindicadezal), Neodi Saretta (deputado estadual) e o Defendente Francisco Thomazoni (tesoureiro da FETIAESC).
Parte da Diretoria do Sindicadezal, deputado Saretta e seu representante Oracy.
Deixe seu comentário