logo RCN

Secretaria de Infra-Estrutura

Secretaria de Infra-Estrutura amplia o processo de britagem nas estradas do interior Uma das grandes preocupações da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura de Capinzal tem sido a de garantir ex

Uma das grandes preocupações da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura de Capinzal tem sido a de garantir excelentes condições de trafegabilidade nas estradas do interior. Graças a constante renovação do parque de máquinas e da aplicação de técnicas inovadoras de recuperação e conservação este objetivo vem sendo alcançado.

A britagem é uma das ações implementadas pela atual Administração Municipal para garantir a qualidade das vias públicas. Na prática, o processo se constitui na readequação do leito das rodovias, com alargamento, adequação das bocas de lobo e, posteriormente, na compactação e revestimento com uma espessa camada de brita graduada, ao invés de utilizar o tradicional revestimento primário com macadame (cascalho). Num primeiro momento, o método parece mais oneroso, mas com o passar do tempo as despesas de manutenção vão diminuindo e a economia com máquinas, equipamentos e insumos se tornam evidentes.

A alternativa vem sendo experimentada por inúmeros municípios da região. A primeira rodovia municipal a passar pelo processo foi a que liga a SC-303, nas proximidades da SERP, ao Distrito de Alto Alegre e comunidades lindeiras. O trabalho foi realizado ainda na primeira gestão do prefeito Nilvo Dorini e desde então, o setor de obras tem executado apenas a conservação rotineira do trecho.

Os resultados positivos obtidos logo na primeira experiência motivaram a Administração a ampliar o projeto para outras estradas do Município. Nesta semana, equipes da Secretaria de Infra-Estrutura estão recuperando e ?britando? a estrada da Raia da Lagoa, importante corredor da produção agrícola do Município, numa extensão de 5.200 quilômetros. Ainda este ano, a meta é disponibilizar a britagem para os acessos às localidades de Vila União e Vista Alegre, na divisa com Zortéa. A partir de 2007 outras vias deverão receber o mesmo benefício.

As estradas vicinais não inclusas nesta primeira etapa do projeto continuarão recebendo a constante atenção da Administração Municipal. Para o prefeito Nilvo Dorini (PMDB), este trabalho é de suma importância porque garante uma drenagem melhor das estradas, a vida útil é prolongada e o custo de manutenção em relação ao método tradicional fica bem mais em conta. ?Estamos e vamos continuar apostando no projeto da britagem. Os resultados se mostraram interessantes para a Administração e, principalmente, para os que utilizam o trecho? justificou Dorini.

 

Prefeito Dorini, vice Leoni e Dinho (Secretaria Regional) 

acompanhando o processo

 

 

Anterior

Caminhada pela Paz

Próximo

Ligeirinho

Deixe seu comentário