logo RCN

Secretaria de Assistência Social de Joaçaba realiza diversas atividades alusivas ao Junho Violeta

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Junho Violeta é o mês dedicado à proteção e segurança dos idosos, sendo que no dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Diante disso, para celebrar a data e marcar a luta contra esse tipo de violência, a Secretaria de Assistência Social de Joaçaba, por meio do Centro de Referência do Idoso - CRI, promoveu esta semana diversas atividades de forma preventiva para que o público idoso obtenha informações sobre esta temática e consiga reconhecer quando há ou não, violação de direitos, acrescentando que das diversas violências, a violência psicológica é a mais silenciosa sendo não reconhecida com facilidade quando ocorrida.

Na última terça-feira (11), foi realizado um evento no CRI em que o público pode prestigiar uma apresentação de humor do Secretário de Comunicação, Cultura, Turismo e Eventos, Gustavo Deon, uma palestra do Dr. Edemar Gruber, que falou sobre os Direitos dos Idosos e também uma palestra dos profissionais do CREAS,  a Assistente Social Ingrid Stock e o Psicólogo Lucas Marques, que abordaram sobre as diversas violências que ocorrem com a população idosa, bem como sobre a importância da denúncia e o ato de estar atento a várias formas de procurar ajuda.

Já na quinta-feira (13), foi realizada a "Caminhada Feliz", no Parque Municipal Ivan Oreste Bonato, que contou com a participação de aproximadamente 60 idosos, dos grupos tradicionais, aulas de artesanato, aulas de hidroginástica e membros do Conselho Municipal do Idoso e também dos profissionais dos serviços da Secretaria de Assistência Social (CRAS e CREAS) e da Coordenadora dos Serviços Rúbia Provensi, que  representou a Secretária de Assistência Social Sandra Regina Pacheco Pinheiro.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

O Junho Violeta possibilita a sensibilização da população perante a pessoa idosa, dando visibilidade ao envelhecimento com qualidade de vida. Pois, o envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. 

--

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Joaçaba

CMDCA de Capinzal publica 3ª retificação do edital das eleições para escolha dos novos Conselheiros Anterior

CMDCA de Capinzal publica 3ª retificação do edital das eleições para escolha dos novos Conselheiros

Público da Festa do Pinhão curtiu músicas que marcaram gerações Próximo

Público da Festa do Pinhão curtiu músicas que marcaram gerações

Deixe seu comentário