logo RCN

SAÚDE PÚBLICA DE CAPINZAL PROMOVE AÇÕES PARA EVITAR A HANTAVIROSE

EVITAR A HANTAVIROSE

 

A hantavirose, doença causada por vírus, transmitida por ratos silvestres contaminados e que tem causado mortes no interior de Santa Catarina está merecendo atenção da Secretaria da Saúde e Bem Estar Social de Capinzal. Dentre as ações de prevenção estão sendo promovidas palestras nas comunidades do interior, onde há maior risco de contaminação e a distribuição de mascaras (respiradores descartáveis), para utilização durante as atividades de risco.

Qualquer pessoa que tenha contato com fezes, urina ou saliva de rato silvestre contaminado com o hantavírus pode pegar a doença ou através da inalação de pequenas partículas de aerossóis contaminados pelo vírus ao entrar em locais fechados. Esses aerossóis também podem ser gerados durante a atividade humana ao lavrar a terra, limpeza de paióis, casas ou porões contaminados, desde que haja uma infestação de roedores.

 

OS SINTOMAS DA DOENÇA SÃO:

Febre, dor no corpo, dor de cabeça, náusea e vômitos, dores abdominais, dores nas costas, tosse, falta de ar ou respiração cansada. 

A Secretaria de Saúde de Capinzal alerta: Se você acampou ou visitou fazendas, chácaras entraram em locais fechados onde o rato da mata contaminado possa ter entrado e, além disso, se estiver apresentando os sintomas da doença procure os agentes de saúde em uma das unidades sanitárias.

 

Anterior

SENAI CAPINZAL: ALIANDO TEORIA E PRÁTICA - ELETRÔNICA

Próximo

VIII SEMINÁRIO DO TRANSPORTE

Deixe seu comentário