CDL de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis elege e empossa nova diretoria para o biênio 2026–2028 |
SAÚDE PÚBLICA
FOSSA SÉPTICA COLETIVA EM PROPRIEDADE CAUSA PROBLEMA AOS MORADORES DE VISTA ALEGRE - CAPINZAL
VEREADOR PENTEADO PEDE UMA SOLUÇÃO EM SOCORRO DA IDOSA
A nossa reportagem foi chamada na sexta-feira, 22 de janeiro, pelos familiares da Senhora Cecilia Fraron, de 74 anos de idade, residente na localidade de Vista Alegre, pertencente ao município de Capinzal, onde constamos um cenário prejudicial à saúde pública. O terreno tem uma metragem de 402m2, sendo a casa de 75m2, porém, o restante do imóvel é todo ocupado por tubos de PVC e também por uma fossa séptica de uns 6 metros X 5m, essa, construída em novembro de 2007.
A reportagem de O TEMPO – um jornal de fato constatou a indignação da Senhora Cecília e também de alguns vizinhos, pois a mencionada fossa está vazando e se torna insuportável o mau cheiro desse coletor de esgoto doméstico retidos na propriedade.
Quando construíram a fossa, a Prefeitura disse que seria de uso apenas da propriedade da Sra. Cecília, no entanto, ficou surpreendida quando chegaram às máquinas rodoviárias, fizeram um enorme buraco e construíram a grande fossa. Apavorada falou aos familiares e estes constataram ser uma fossa coletiva, servindo para destino final dos dejetos humanos de várias residências acima.
A melhor alternativa seria deixar a tal fossa apenas para a residência da Sra. Cecília e fazer uma coletiva em terreno abaixo, onde o dono de imóvel se prontificou em ceder certa área para tais fins. Ainda é necessário que retirem toda aquela tubulação de condução de esgoto para dentro da propriedade de Dona Cecília, algo que atrapalha para poder cultivar uma horta.
Essa enorme fossa vazando também é um crime ambiental, levando em conta nos fundos do terreno de Dona Cecília existir um córrego de água cristalina, sendo algo que deve ser repensado e sanado esse problema o quanto antes.
Na terça-feira, 26 de janeiro, o vereador Aldair Brandão – o Penteado (PPS), novamente esteve em Vista Alegre, pois sabia do problema e novamente foi constar o quanto a situação se agravou, portanto, ficou de pedir providências do Poder Público, no sentido de sanar essa triste situação de mau cheiro, proliferação de moscas e que é nociva à saúde pública.
A Sra. Cecília junto à fossa e ao esgoto vazando, numa triste situação.
Dona Cecília e a Sra. Braulina (vizinha), indignadas com o problema causado, no detalhe parte da tubulação.
Deixe seu comentário