logo RCN

Reitor da Unoesc afirma que Oeste precisa de investimentos em infraestrutura

Reitor da Unoesc afirma que Oeste precisa de investimentos em infraestrutura para retomar crescimento

 

 

Atendendo a um convite feito pelos vereadores Jucelino Ferraz e Divair De Marco, o reitor da Unoesc Aristides Cimandon esteve na tribuna popular da Câmara de Vereadores de Joaçaba na sessão de quarta-feira, dia 19.

Ao explanar sobre a Universidade do Oeste de Santa Catarina, Cimadon ressaltou que em 22 de novembro de 1968, quando a Câmara de Vereadores de Joaçaba aprovou a lei que criou a fundação educacional, que mais tarde deu origem a Unoesc, certamente os vereadores e o então prefeito Udilo Coppi não imaginavam que estavam implantando uma universidade de tamanha envergadura.

Segundo Cimandon, a Unoesc tem 21.198 alunos e está presente em Joaçaba, Fraiburgo, Videira, Campos Novos, Capinzal, Xanxerê, Chapecó, Pinhalzinho, Maravilha, São Miguel do Oeste e São José do Cedro. Conta ainda com dois institutos, o Hospital Universitário Santa Terezinha e o Ambulatório Médico Universitário (AMU), ambos mantidos pela universidade e localizados em Joaçaba.

Cimadon abordou também um estudo que resultou no livro “Análise demográfica, educacional e socioeconômica nas Secretarias de Desenvolvimento Regional do Oeste Catarinense”, do qual ele é um dos autores. O livro apresenta conclusões preocupantes: a população jovem está reduzindo velozmente e a população de idosos aumentando, a economia perde dinamismo e as carências infraestruturais afugentam novos empreendimentos.

O presidente do Legislativo Elói Hoffelder questionou o que poderia ser feito para retomar o crescimento da região. Cimadon respondeu que é preciso fazer investimentos em infraestrutura como rodovias, transporte ferroviário e no Aeroporto Santa Terezinha, como segunda opção ele apontou a necessidade das empresas fazerem investimentos em modernização e pesquisa para aumentar a competitividade e, em terceiro lugar, melhorar a qualidade do ensino fundamental em nível de país. “Com raras exceções, temos um Ensino Fundamental de péssima qualidade que se compara ao Haiti. Isso precisa ser urgentemente melhorado. Nenhum país cresce distribuindo dinheiro para que as pessoas possam comer. É preciso gerar condições de emprego e renda para que ninguém dependa de auxílios do governo”, afirmou.

 

Câmara de Vereadores de Joaçaba / Assessoria de Comunicação / Adriana Panizzi

Jornalista / Reg. Prof. 2962SC / Fone: (49-3522-0524) / www.cmj.sc.gov.br

 

 

Saúde de Piratuba alcança meta de vacinação contra a Poliomielite Anterior

Saúde de Piratuba alcança meta de vacinação contra a Poliomielite

Prefeito de Campos Novos entrega ordem de serviço para obras no Complexo Cid Pedroso Próximo

Prefeito de Campos Novos entrega ordem de serviço para obras no Complexo Cid Pedroso

Deixe seu comentário