logo RCN

Regional de Concórdia participa da III Conferência Macro Regional de Promoção da Igualdade Racial

III Conferência Macro Regional de Promoção da Igualdade Racial


A Gerência de Assistência Social, Trabalho e Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Concórdia (SDR), participou na terça-feira, 20, da III Conferência Macro Regional de Promoção da Igualdade Racial com o tema “Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: por um Brasil Afirmativo”, que foi realizada no município de Maravilha.

A conferência contou com a participação de aproximadamente 160 participantes, representando sociedade civil e governamental dos municípios pertencentes as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) de Concórdia, Maravilha, Palmitos, São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Chapecó, Itapiranga, Xanxerê, Seara, Quilombo, São Lourenço do Oeste.

O evento teve como finalidade promover a avaliação dos avanços e desafios nas políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade, visando incidir nas estruturas que definem o modelo de desenvolvimento e avançar nos marcos da democracia no país.

Para o articulador social da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Habitação e Combate a Fome (SST), Marcos Pinar o principal objetivo da SST, ao participar da organização das conferências, é reunir sociedade civil e poder público para discutir e se eliminar qualquer tipo de racismo criando assim uma sociedade mais fraterna.

Durante a conferência foi realizada palestra magna, ministrada pelo presidente do Conselho Estadual das Populações Afro-descendentes de Santa Catarina (CEPA), José Elito Ribeiro. Logo após a palestra magna os participantes foram divididos em grupos, que debateram quatro eixos temáticos: Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios; Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial; e Participação política e controle social.

Após as discussões, foram definidas as propostas que serão levadas à etapa estadual, que será realizada nos dias 29 e 30 de agosto, em Florianópolis, e eleitos os 22 delegados que representam a região. Em novembro, as prioridades catarinenses serão debatidas na conferência nacional, em Brasília.




 

Luciane Carminatti comemora decisão de que Estado terá que devolver recursos à educação Anterior

Luciane Carminatti comemora decisão de que Estado terá que devolver recursos à educação

Presidente do Deinfra divulga novas técnicas de pavimentação e visita obras na Regional de Joaçaba Próximo

Presidente do Deinfra divulga novas técnicas de pavimentação e visita obras na Regional de Joaçaba

Deixe seu comentário